Fator na alimentação que está ligado à formação de pedras nos rins
As pedras nos rins causam dor intensa, desconforto ao urinar e podem levar a infecções urinárias se não tratadas
É comum relacionar a formação de pedras nos rins ao consumo excessivo de sal, mas um novo estudo aponta que outro fator pode desempenhar um papel importante no surgimento deste problema de saúde.
As pedras nos rins, ou cálculos renais, são formadas por depósitos sólidos de substâncias presentes na urina, que se acumulam nos rins e podem causar dor intensa, além de outros sintomas ao serem eliminados pelo trato urinário.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que 1 em cada 10 pessoas sofra de cálculos renais, uma condição que atinge principalmente indivíduos com idades entre 25 e 30 anos.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
Qual fator pode aumentar o risco de pedras nos rins?
Conforme a pesquisa, publicado na revista Frontiers in Nutrition e liderada por Shan Yin, cientista do Hospital Afiliado do North Sichuan Medical College, na China, uma dieta rica em açúcar adicionado pode aumentar o risco de desenvolver cálculos renais.
Os efeitos negativos do açúcar para a saúde já são amplamente reconhecidos. Agora, o estudo destaca sua relação direta com o surgimento de pedras nos rins.
A pesquisa, que envolveu mais de 28 mil adultos, concluiu que aqueles que ingeriam muito açúcar tinham uma probabilidade 39% maior de desenvolver cálculos renais. Isso em comparação aos que consumiam menos açúcar.
“Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, afirmou Yin em entrevista ao News Wise.
Açúcar adicionado X Pedra nos rins
Os especialistas sugerem que o consumo frequente de açúcar adicionado eleva a quantidade de cálcio na urina, o que facilita a formação de cálculos renais.
Além disso, o açúcar pode contribuir para o aumento da pressão arterial, obesidade, resistência à insulina e diabetes. Essas condições são fatores de risco para o desenvolvimento de pedras nos rins.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para aprofundar a compreensão dessa relação, os resultados já oferecem informações valiosas.
O que é açúcar adicionado?
Açúcar adicionado refere-se a qualquer tipo de açúcar ou adoçante incorporado a alimentos ou bebidas durante a sua produção ou preparo.
Esse tipo de açúcar está frequentemente presente na alimentação cotidiana, especialmente em alimentos ultraprocessados, como bolachas, chocolates, refrigerantes e sorvetes.
Atualmente, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que os fabricantes informem nos rótulos se o alimento contém alta quantidade de açúcares adicionados.