FDA pede que as pessoas não confiem nos testes de anticorpos

Órgão norte-americano frisa que resultado positivo de um teste de anticorpos não significa uma quantidade específica de imunidade ou proteção

A Food and Drug Administration (FDA), órgão de saúde dos EUA equivalente à Anvisa, fez um alerta aos americanos pedindo para que não confiem nos testes de anticorpos SARS-CoV-2. Esse tipo de exame tem sido muito utilizado por pessoas que querem saber se já possuem proteção contra o coronavírus ou verificar o nível de imunidade, especialmente após receber a vacina.

No entanto, o FDA avisa que, embora o resultado possa ser usado para ajudar a identificar pessoas que podem ter tido uma infecção anterior de SARS-CoV-2, são necessárias mais pesquisas para avaliar o resultado desse teste em pessoas que já receberam a vacina contra a covid-19.

Já nos casos dos não-vacinados, o órgão norte-americano diz que essas pessoas precisam estar cientes de que um resultado positivo de um teste de anticorpos não significa que elas possuam uma quantidade específica de imunidade ou proteção contra a infecção pelo coronavírus. Pode evidenciar apenas uma exposição anterior ao SARS-CoV-2 por infecção natural ou pós-vacina, ou ainda exposição a outros coronavírus.

De acordo com um comunicado do FDA, “se os resultados do teste de anticorpos forem interpretados incorretamente, há um risco potencial de que as pessoas tomem menos precauções contra a exposição ao SARS-CoV-2”. Como consequência, pode haver um aumento da disseminação do vírus.

FDA pede para as pessoas não confiarem nos testes de anticorpos
Créditos: Plyushkin/istcok
FDA pede para as pessoas não confiarem nos testes de anticorpos

Como é feito esse exame de anticorpos?

Esses testes  sorológicos de anticorpos são encontrados nas farmácias, eles são feitos a partir de amostras de sangue. O exame ajuda a identificar a presença de anticorpos da classe IgM, IgA ou IgG contra proteínas do vírus SARS-CoV-2.

O sangue colhido é misturado a uma substância reagente que – quando entra em contato com os anticorpos – muda de cor, indicando a presença deles na amostra avaliada. O resultado sai em poucos minutos.

O FDA recomenda que esses testes sejam feitos apenas após uma solicitação de profissionais de saúde que estejam familiarizados com o uso e as limitações dos resultados.