Fernando de Noronha registra 1º parto em 12 anos

Após 12 anos sem registrar partos, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) ganhou um novo morador. Uma jovem de 22 anos, que não quis ser identificada, deu à luz a em casa a uma menina no último sábado (19).

Em nota, administração da ilha diz que a mãe não sabia que estava grávida. Ainda segundo a nota, a jovem não fez pré-natal e sua gestação não está registrada nas unidades de saúde do arquipélago.

Fernando de Noronha, o arquipélago mais famoso do Brasil
Fernando de Noronha, o arquipélago mais famoso do Brasil

Durante o pré-natal são monitorados o controle de índices glicêmicos, hipertensão, diabetes, anemia, doenças transmissíveis. Também são feitos, exames de imagem, como USG, que avalia as condições físicas da criança no útero.

Por falta de estrutura hospitalar, não são autorizados nascimentos em Fernando de Noronha desde 2006. A única maternidade na ilha foi desativada em 2004. Todas as grávidas da ilha são encaminhadas para Recife (545 km de distância) no sétimo mês de gravidez e retornam 15 dias após darem à luz.

Segundo o G1, foi o pai da criança que fez o parto, já que não houve tempo do SAMU chegar à residência do casal no bairro da Floresta Velha.

A população de Fernando de Noronha é estimada em 3.016 pessoas, segundo os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fernando de Noronha é um dos principais destinos turísticos do país.