Fezes flutuantes? Cuidado, pode ser sinal de problemas

Normalmente as fezes vão para o fundo do vaso sanitário, apesar daquela frase que diz que elas não afundam.

Foto: Izaura Cruz

Na verdade, quando elas flutuam é que algo pode não estar bem. Às vezes o problema pode ser causado por alterações devido à dieta da pessoa e tende a voltar ao normal.

Mas, em alguns casos, pode ser o sintoma de algumas doenças, como aponta matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

Causas e sintomas

A principal causa do problema pode ser o excesso de gases e má-absorção intestinal dos alimentos.

Os gases são formados principalmente por alimentos com muito açúcar, lactose, amido ou fibras (como o feijão, couve, repolho, maçã), refrigerantes e doces dietéticos.

Já a má-absorção acontece quando os nutrientes passam muito rápido pelo intestino, devido a doenças que o acometem o órgão.

Quando isso acontece, geralmente ocorrem episódios de diarreia e, em casos mais graves, as fezes também tendem a apresentar um mau cheiro acentuado, bem como podem apresentar-se gordurosas.

Uma causa muito comum para a má-absorção são as infecções intestinais (gastroenterites), causadas por vírus ou bactérias. Também podendo ocorrer a flutuação das fezes em indivíduos intolerantes a lactose quando ingerem leite e derivados, uma vez que pode haver maior produção de gases e diarreia.

Outras doenças que, ainda que com menor frequência, podem ser causar fezes flutuantes:

Se o problema for recorrente é importante procurar um médico. Leia matéria completa.