Ultrassom revela fios de cabelo e dentes em tumor de influenciadora
Esse tipo de tumor costuma ter origem nas células germinativas dos ovários e também nos testículos; entenda o que é
O vídeo de uma jovem chamada Drielly Arruda viralizou no TikTok após ela revelar um diagnóstico no mínimo assustador: fios de cabelo e dentes estavam crescendo dentro de seu ovário. Sua médica explicou que tratava-se de um tumor conhecido como cisto dermoide ou teratoma.
Esse tumor se caracteriza pelo crescimento de tecido normal dentro de uma bolsa de células. Esse crescimento pode desenvolver ossos, nervos, pele, glândulas sudoríparas – ou, como no caso de Drielly, dentes e cabelos.
No vídeo, que tem mais de 22,5 milhões de visualizações no TikTok, ela conta que sofreu por anos com fortes cólicas e que quase todos os meses precisava ir para o hospital para tomar medicação na veia.
- Praia no Nordeste: 3 opções lindas e econômicas para o verão
- Epic Games divulga lista de jogos gratuitos de fim de ano; confira
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
“Eu sempre fazia vários exames de rotinas e sempre diziam que estava tudo bem comigo”, contou ela. O diagnóstico só veio com sua mudança de ginecologista, que depois de uma investigação mais aprofundada descobriu o teratoma.
O tumor era benigno e ela passou por cirurgia em 2014. “Eu fiz tipo uma cesárea, me abriram ali e ela falaram: ‘olha, você vai perder seu ovário aqui’. Eu falei: ‘tá bom, tira”, lembrou ela no vídeo.
Como são formados os teratomas?
O teratoma é um tumor, quase sempre benigno, que costuma ter origem nas células germinativas dos ovários e também nos testículos, que são as células que dão origem aos óvulos e aos espermatozoides. Mas podem também aparecer em outras partes do corpo, como no mediastino (região da caixa torácica entre os pulmões) e até no cóccix.
Alguns se formam durante o desenvolvimento do feto no útero, mas só serão descobertos na fase adulta. O motivo pelo qual os teratomas surgem ainda é desconhecido.
De acordo com o Hospital Infantil Sabará, eles são frequentemente associados com uma série de defeitos hereditários que afetam o sistema nervoso central, trato geniturinário e inferior da coluna.
O teratoma maduro costuma ser composto por vários tecidos diferentes, podendo apresentar pele, cabelo, dentes, glândulas sebáceas, pele e tecidos de vários órgãos, incluindo vias urinárias, sistema gastrointestinal, sistema nervoso e pulmões.
O tratamento envolve a remoção cirúrgica. Quando malignos, podem exigir quimioterapia, radioterapia ou outros tratamentos contra o câncer.