Fique atento! Poliúria é o sintoma mais comum do diabetes
Na pessoa com diabetes, grandes quantidades de açúcar no sangue exigem maior trabalho dos rins, por isso acontece a poliúria
O diabetes muitas vezes passa despercebido por muitos anos porque o problema que causa os sintomas – altos níveis de açúcar no sangue – leva tempo para aparecer. No entanto, saber o que procurar pode ser o primeiro passo para identificar a condição. Um sinal de alerta é a poliúria e você pode notá-lo quando vai ao banheiro.
A poliúria é o termo médico usado para descrever casos em que o paciente passa a eliminar quantidades excessivas de urina.
Mas essa condição só pode ser considerada quando o indivíduo libera mais de 3 litros de xixi por dia. Em condições normais, o volume de urina é em torno de um a dois litros.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Da mesma forma que outros sintomas do diabetes, são os níveis de açúcar no sangue anormalmente altos que provocam a poliúria.
Acontece que o organismo não consegue reabsorver todo açúcar e parte desse excesso de glicose do sangue acaba na urina, onde extrai mais água. Isso resulta em volumes maiores de urina.
O que fazer em caso de suspeita de poliúria?
Caso desconfie que tenha poliúria, é interessante anotar a quantidade de água que você bebe; com que frequência você faz xixi e quanta urina produz toda vez que vai ao banheiro.
Depois de identificar a grande frequência e quantidade excessiva de urina, durante vários dias, que não pode ser explicada por um aumento da ingestão de líquidos, vale a pena falar com o seu médico.
É importante saber que essa condição não tem apenas o diabetes como causa. Ela também pode indicar hiperparatireoidismo, geralmente causando outros sintomas como perda de peso e fraqueza, especialmente se surgir sem razão aparente e persistir por vários dias.
Somente um médico poderá solicitar os exames e fechar o diagnóstico.
Diabetes
De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
A melhor forma de prevenir é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas.