Fisiculturista de 73 anos desafia padrões e quer quebrar estereótipos sobre a velhice

A fisiculturista Janice Lorraine

A australiana Janice Lorraine quebra todos os estereótipos que já se esperou de sua idade. Ela não está inativa, não sente dores e tampouco vive na monotonia.

Aos 73 anos de idade, ela prova que – por que não? – a velhice pode ser o início de algo novo. Lorraine é fisiculturista, participa de competições e vai em dias alternados à academia. Antes, ela trabalhava como psicóloga.

Em entrevista ao site britânico “Daily Mail“, a aposentada explica que começou a treinar aos 50 anos. “Faço isso como uma declaração. Estou tentando mudar a percepção da sociedade sobre o que uma pessoa de 73 anos deve ser”, explica. Seu estilo de vida é acompanhado por seu namorado, David Kendall, 24 anos mais novo que ela.

Ela conta que decidiu se dedicar ao fisiculturismo ao ver uma senhora mais velha na rua, muito fraca e magra. A musculação intensiva veio como forma de impedir que o corpo fique “frágil e velho” com a idade.

“Quando você é jovem, você é muito ocupado e vive na correria o tempo todo. Mas quando envelhece, você não tem isso”, afirma Janice. Sua primeira competição aconteceu em 1999, quando participou de uma prova em Sidney, na Austrália.

Hoje, aposentada, a fisiculturista diz que viaja para competir pelo mundo, e muitas das pessoas que conhece ficam impressionadas com sua disposição. “[Elas] dizem que estão espantados por ver uma mulher com mais de 50 anos vestindo um biquíni”, diz. “A ideia é ser saudável e exercício físico em qualquer idade faz você se sentir vibrante, confiante e atraente. O que mais eu poderia querer?”.