Fruta comum ajuda a regular nível de colesterol
Descubra como esta fruta pode ser uma aliada no controle do colesterol
O abacate, fruta comum no Brasil e versátil para a culinária, vai além do delicioso sabor. Segundo uma pesquisa divulgada em 2022 pelo Jornal da Academia de Nutrição e Dietética, o consumo regular e moderado de abacate pode ajudar no equilíbrio dos níveis de colesterol no organismo.
Fruta comum ajuda a regular nível de colesterol
Para chegar a essa conclusão, foram analisados dez levantamentos, com pacientes de diversas populações e idades, realizados entre 1990 a 2021.
Os estudos, conduzidos pelos cientistas da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth, na Austrália, mostraram que a ingestão de abacate foi capaz de reduzir os níveis de LDL, o chamado ‘colesterol ruim’.
O LDL acumula-se nas artérias formando placas, que podem levar a doenças circulatórias. A intervenção com abacate mostrou resultados especialmente positivos em pessoas com altos níveis de colesterol, mesmo que não fosse possível estabelecer uma quantidade mínima diária necessária para o consumo da fruta.
Abacate: um aliado do nosso organismo
Além do controle do colesterol, o abacate se mostra um excelente aliado da saúde por outros motivos. O consumo médio de 100 gramas de abacate diários ajuda a obter os benefícios de diversos nutrientes presentes na fruta.
O abacate é rico em vitaminas do A, B e K e minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco. Além disso, contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas benéficas para o organismo.
Apesar de ser um alimento calórico, o abacate conta com baixos níveis de gordura ruim, não possui colesterol nem sódio.
Em poucas palavras, seu consumo moderado adiciona sabor à dieta e várias vantagens à saúde, como o fortalecimento da imunidade e o aumento da saciedade.
Aliado no combate ao colesterol
Estudos ainda estão em andamento para determinar a quantidade ideal de abacate que devemos consumir para colher todos os seus benefícios.
Enquanto isso, incorporar moderação e equilíbrio na dieta já são grandes passos para uma alimentação saudável e, consequentemente, a manutenção dos níveis de colesterol.