Três suplementos que ajudam a reduzir o colesterol

Antes de iniciar qualquer suplementação, é indispensável consultar um profissional de saúde

Níveis altos de colesterol no sangue são causados principalmente pela ingestão de alimentos gordurosos e pela falta de exercícios físicos, bem como pelo excesso de peso, tabagismo e consumo de álcool. Embora os ajustes dietéticos desempenhem um papel fundamental na redução do colesterol, a inclusão de certos suplementos pode fortalecer ainda mais os esforços para combater o colesterol elevado.

Antes de considerar qualquer suplemento, no entanto, é importante consultar um profissional de saúde para garantir que seja seguro e adequado para o seu caso específico.

Conheça alguns suplementos que ajudam a reduzir o colesterol
Créditos: Ralwel/istock
Conheça alguns suplementos que ajudam a reduzir o colesterol

Suplementos que atuam contra o colesterol

Ômega-3

O ômega-3 pode ser encontrados na forma de suplemento de óleo de peixe. Também é possível obter uma alternativa vegana feita de algas em vez de peixe.

Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos por sua capacidade de diminuir os triglicerídeos e reduzir o risco de doenças cardíacas.

É um dos suplementos que podem ser recomendados para a maioria das pessoas, para reduzir a inflamação, melhorar a função cognitiva, a saúde da pele e das articulações, a visão e a saúde mental.

Levedura vermelha

A levedura do arroz vermelho é um remédio tradicional chinês conhecido por suas propriedades redutoras do colesterol. É extraído do arroz fermentado e contém monacolinas, compostos que impedem a produção de colesterol.

A Monacolina K, um componente chave, reflete a estrutura da droga farmacêutica estatina lovastatina, que desacelera a produção de colesterol no corpo, reduzindo o risco de acúmulo de colesterol nas paredes arteriais que poderia impedir o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, como o coração e o cérebro.

Alcachofra (Cynara)

Alguns estudos indicam que o extrato de alcachofra pode ter efeitos positivos sobre o perfil lipídico, ajudando a reduzir o colesterol total e o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade, conhecido como “colesterol ruim”).

Os compostos bioativos presentes na alcachofra, como ácido clorogênico e cinarina, são considerados responsáveis por esses efeitos benéficos. Eles podem influenciar a produção e eliminação do colesterol pelo organismo, contribuindo para a manutenção de níveis saudáveis.

A alcachofra também aumenta a produção de bile e seu movimento para o intestino, melhorando assim a forma como as gorduras alimentares são metabolizadas.

Como reduzir os níveis de colesterol?

Melhorar os níveis de colesterol muitas vezes envolve a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui mudanças na alimentação, prática regular de exercícios físicos e outros hábitos positivos. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o perfil lipídico:

  • Dieta saudável, com baixa ingestão de gorduras saturadas e trans, encontradas em alimentos processados, frituras e produtos industrializados
  • Prática de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, pelo menos 150 minutos por semana
  • Controle do peso
  • Limitar o consumo de álcool
  • Deixa de fumar

Lembre-se de que é indispensável consultar um profissional de saúde antes de fazer grandes alterações na dieta, iniciar um novo programa de exercícios ou usar suplementos.

Cada pessoa é única, e as recomendações específicas podem variar com base em fatores como idade, saúde geral e condições médicas existentes.