Consumo desta fruta pode evitar diabetes em mulheres, diz estudo

Novo estudo indica que a fruta pode evitar diabetes, sendo uma fonte de nutrientes essenciais; alimento também apoia a saúde cardíaca

Como a fruta pode evitar o desenvolvimento de diabetes em mulheres
Créditos: Depositphotos/EdZbarzhyvetsky
Como a fruta pode evitar o desenvolvimento de diabetes em mulheres

Uma pesquisa recente conduzida e divulgada no jornal Academia de Nutrição e Dietética, focou nos benefícios de uma fruta específica, especialmente para as mulheres no combate ao diabetes.

O estudo, que analisou uma extensa base de dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição do México (ENSANUT) durante os anos de 2012, 2016 e 2018, focou em mais de 28 mil indivíduos diagnosticados com a condição crônica.

Qual a melhor fruta para evitar diabetes?

Segundo os resultados deste estudo, as mulheres que incluíam o abacate em sua dieta tiveram uma diminuição no risco de desenvolver diabetes, um efeito que não foi observado no grupo masculino.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram os participantes em dois subgrupos, os que consumiam a fruta e os que não consumiam – cerca de 45% eram consumidores de abacate.

No final, comparado a pessoas que não consomem abacate, as mulheres apresentaram diminuição significativa do risco de ter diabetes, independente dos fatores de risco associados a doença, como idade, nível de escolaridade, peso corporal, atividade física, entre outros. 

Além disso, não apenas a saúde metabólica, mas também a cardiovascular pode se beneficiar do consumo de abacate.

O abacate, então, é rico em gorduras saudáveis e uma variedade de nutrientes, sendo reconhecido por seus benefícios
Créditos: iStock/Lubo Ivanko
O abacate, então, é rico em gorduras saudáveis e uma variedade de nutrientes, sendo reconhecido por seus benefícios

Quais os outros benefícios do abacate?

Um outro estudo, da mesma fonte, indicou uma associação positiva entre a ingestão regular da fruta e a melhoria de fatores de risco cardiovascular.

Os pesquisadores analisaram 10 estudos para chegar a essa associação e as quantidades de abacate variaram de 99 gramas a 330 gramas por dia.

Segundo o estudo, os consumidores habituais de abacate tendem a ter uma dieta mais rica em ácidos graxos essenciais, vitamina E e fibras, todos elementos conhecidos por sua ação positiva sobre o coração e vasos sanguíneos.

Os resultados parecem promissores, mas variados. Por exemplo, enquanto alguns subgrupos, como indivíduos com altos níveis de colesterol, mostraram melhorias significativas, outros não apresentaram diferenças substanciais.

Quais são as recomendações dos especialistas sobre o consumo de abacate?

Apesar das descobertas encorajadoras no estudo sobre diabetes, os pesquisadores ressaltam a importância de mais pesquisas para solidificar esses achados.

Além disso, destacam a relevância de consultar um nutricionista para obter orientações personalizadas, garantindo um consumo de abacate adequado à necessidade de cada pessoa.

Por fim, enquanto o abacate certamente carrega benefícios impressionantes, os especialistas lembram que nenhum alimento é capaz de prevenir ou curar doenças sozinho.

Uma abordagem holística, que combine alimentação balanceada com atividade física regular e acompanhamento médico, é sempre a mais recomendada para uma vida saudável.

Afinal, quais alimentos ajudam a diminuir a glicose?

  • Vegetais não amiláceos: vegetais como espinafre, brócolis, couve, abobrinha e pimentão são baixos em carboidratos e têm um baixo índice glicêmico, o que significa que eles não aumentam muito os níveis de glicose no sangue.
  • Grãos integrais: grãos integrais como aveia, quinoa, cevada e arroz integral contêm fibras e nutrientes que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Leguminosas: feijões, lentilhas e ervilhas são ricos em fibras e proteínas, o que pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue.
  • Frutas com baixo índice glicêmico: frutas como maçãs e peras têm menos impacto nos níveis de glicose no sangue devido ao seu teor de fibras.
  • Gorduras saudáveis: fontes de gorduras saudáveis, como abacate, nozes, sementes e azeite de oliva, podem ajudar a retardar a absorção de açúcar no sangue.
  • Proteínas magras: fontes magras de proteína, como peito de frango, peixe, tofu e claras de ovos, podem ajudar a manter os níveis de glicose estáveis.

É importante notar que a moderação e o equilíbrio são essenciais ao incorporar esses alimentos na dieta, especialmente para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Sempre consulte um profissional de saúde para orientação personalizada.