Fruta que todos têm em casa foi eleita a mais saudável do mundo
Entenda por que esta fruta foi eleita a mais saudável do mundo em um estudo; conheça os benefícios e saiba como incorporar na sua dieta
Muito comum nos pratos dos brasileiros, o limão acaba de ser eleito a fruta mais saudável do mundo, de acordo com um recente estudo realizado pela William Paterson University, em Nova Jersey (EUA).
Surpreendentemente, a fruta é capaz de suprir 100% das necessidades nutricionais com apenas 100 calorias. Os pesquisadores realizaram uma análise abrangente de 41 alimentos diferentes antes de chegar a essa conclusão.
A fruta cítrica, amplamente consumida no mundo inteiro, possui diversos benefícios para a saúde e acaba sendo utilizada não apenas na culinária, mas também nos cuidados de higiene e beleza.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Esta fruta fortalece a memória e ainda ajuda a preservar a visão
O que faz do limão a fruta mais saudável do mundo?
A resposta para essa pergunta está na rica composição do limão. Repleto de vitamina C, que é um poderoso antioxidante natural, a fruta ajuda a proteger o organismo contra a ação maléfica de radicais livres, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.
As propriedades antibacterianas e antivirais também são importantes características do limão.
O estudo também apresentou um ranking com os 10 alimentos mais saudáveis do mundo. No topo da lista, aparece o agrião, rico em vitamina C, vitamina A, ferro, potássio e cálcio, capaz de fornecer 100% dos nutrientes necessários para uma dieta diária com apenas 100 calorias. Depois dele, podemos encontrar o espinafre e couve.
Outras frutas na lista
A pesquisa fez uma análise completa de 41 alimentos e a primeira fruta que apareceu foi somente na 28ª posição.
O ranking levou em conta a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes saudáveis em relação ao número de calorias.
Embora as frutas não tenham conquistado um lugar no top 10, vale destacar que elas ainda são saudáveis e nutritivas. Na lista, aparecem:
- Limão, na 28ª posição, a primeira fruta no ranking;
- Morango, no 30º lugar;
- Laranja, no 33º lugar;
- Toranja (rosa e vermelha), no 35º lugar;
- Amora, no 38º lugar.
O estudo reforça a importância de uma alimentação diversificada e equilibrada, que inclua tanto vegetais quanto frutas, para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.
Como introduzir o limão no cotidiano?
Incorporar o limão na rotina diária é mais simples do que parece. Na culinária, ele pode servir de ingrediente para temperar saladas e carnes, produzir molhos, massas e temperos caseiros e preparar sucos e até o famoso drink brasileiro, a caipirinha.
Com a casca do limão, é possível preparar chás, receitas doces e até enfeitar pratos. Ele também acaba sendo utilizado para clarear superfícies, eliminar odores fortes de ambientes e até reduzir o sal do feijão.
O mais indicado é armazenar os limões em local fresco ou sob refrigeração, lembrando sempre de limpar bem as frutas antes do consumo.