Fumar cotonete é a nova onda entre jovens no TikTok; veja os riscos
Médicos alertam para o perigo da queima de substâncias tóxicas
Mais um desafio se tornou viral entre os adolescentes no TikTok. Dessa vez, a mais recente moda é fumar cigarros improvisados com cotonetes, o que pode acarretar em danos graves à saúde, segundo os médicos.
A modinha tem se propagado principalmente entre os jovens do Brasil e de Portugal.
O desafio consiste em queimar uma das pontas do cotonete com fósforo ou isqueiro e puxar a fumaça, como se estivesse fumando um cigarro.
A prática tem causado preocupação, pois as substâncias químicas tóxicas produzidas pela queima podem afetar o pulmão e o cérebro.
“Está cientificamente comprovado que a parte carbonizada, inalada, provoca alterações nas células, que protegem os pulmões. Podem contribuir para o aparecimento de cancro”, disse em entrevista à revista portuguesa “Sábado” o pneumologista pediátrico Manuel Magalhães.
Vídeos perigosos do Tiktok
Essas tendências perigosas não são novidade na plataforma de vídeos. Vários outros desafios já foram denunciados e retirados do ar. Um deles é o do apagão, em que as pessoas prendem a respiração até chegarem ao ponto de perderem a consciência, com o objetivo é experimentar sensações diferentes. A brincadeira pode até levar à morte.
Outro recente desafio que viralizou consistia em cozinhar frango com xarope. A FDA, agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, chegou a emitir um alerta contra a prática, dizendo que medicamentos não devem ser utilizados de forma indevida.
Na época, médicos também alertaram que o medicamento quando cozinhado pode provocar danos à saúde de quem consome e inala.