Gonorreia e outras doenças ligadas a falta de higiene com lençóis
Estudos sugerem que os microrganismos em roupas de cama sujas podem causar ou agravar uma série de doenças
Lençóis sujos podem ser o ambiente propício para a propagação de microrganismos potencialmente perigosos e podem causar vários tipos de doença.
Inúmero estudos já associaram roupas de cama sujas ao desenvolvimento de condições graves, como pneumonia, apendicite e gonorreia.
O que explica o risco?
Acontece que o corpo excreta fluidos e óleos todas as noites durante o sono, junto com milhares de células mortas da pele. Essa combinação torna-se o ambiente ideal para o crescimento de uma série de germes, como bactérias, fungos e vírus.
- Saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos de autismo
- Alecrim faz bem para a memória; saiba como consumir
- Seu tipo de corpo pode te colocar em maior risco de câncer colorretal
- 5 sinais de autismo que podem ser percebidos na fase adulta
Sem contar que pode atrair os ácaros da poeira que excretam matéria fecal ligada a surtos de alergia, asma, rinite e eczema. Além disso, a matéria fecal e os corpos mortos dos ácaros podem causar reações alérgicas graves em algumas pessoas.
Os sintomas podem incluir tosse, espirros, erupções cutâneas, coceira nos olhos e coriza. Os ácaros também são um gatilho muito comum para quem sofre de asma.
A transmissão de infecções através da roupa de cama suja também já foi comprovada.
Staphylococcus aureus está entre as bactérias mais perigosas quando entram no corpo através de uma ferida aberta. Ela pode causar infecções de pele, pneumonia e piorar a acne. E certas espécies de Staphylococcus podem causar mais danos do que outras.
Pesquisa com lençóis hospitalares
Uma pesquisa feita com lençóis hospitalares mostrou que, juntamente com Staphylococcus, E. coli e outras bactérias semelhantes, conhecidas como bactérias gram negativas, também são comuns.
Bactérias Gram negativas são um problema sério de saúde, pois são altamente resistentes a antibióticos e podem causar infecções graves – incluindo infecções do trato urinário, pneumonia, diarreia, meningite e sepse se entrarem no corpo.
Claro que os hospitais são muito diferentes do ambiente doméstico. Mas isso não significa que ainda não seja possível que essas bactérias se façam presentes em nossas camas.
Na verdade, cerca de um terço das pessoas carrega Staphylococcus aureus em seus corpos, podendo eliminá-la em qualquer lugar, incluindo na cama.
Gonorreia
Itens domésticos contaminados – como roupas e toalhas – ou até mesmo animais de estimação também podem contaminar a roupa de cama quando em contato com ela.
Toalhas de banheiro, por exemplo, abrigam uma variedade de espécies bacterianas, incluindo S. aureus e E. coli. Mesmo doenças como a gonorreia, embora incomum, podem ser transmitidas através de toalhas ou roupas de cama contaminadas.