Remédio para eczema pode combater calvície

Informar

Gordura no fígado faz Whindersson Nunes passar por transformação

Doença quando não tratada adequadamente pode evoluir para cirrose e até câncer

Por: Redação | Comunicar erro
Whinderson: foto de antes e depois
Crédito: reprodução/InstagramAntes e depois de perder 15 kg

O youtuber Whinersson Nunes, de 23 anos, mudou o estilo de vida e passou por transformação depois de ser diagnosticado em maio deste ano com gordura no fígado. A descoberta da doença, durante exames de rotina, obrigou o humorista a pegar pesado na academia e na corrida. Na época, o artista tranquilizou os fãs ao dizer que o quadro era leve, mas requeria cuidados.

“Estava me sentindo desconfortável com o meu peso e resolvi mudar. Além do medo de morrer novo”, disse o humorista.

Em suas redes sociais, Whindersson tem mostrado a evolução dos treinos. A silhueta do artista mudou muito desde então e, no lugar da barriguinha saliente, já é possível ver os músculos.

Queimando a cerveja de ontem e conquistando a de amanhã! Sem perder o foco pro novo filme de 2020!! Aguardem!! #Boribiujow

1.7m Likes, 20.4k Comments – Whindersson Nunes (@whinderssonnunes) on Instagram: “Queimando a cerveja de ontem e conquistando a de amanhã! Sem perder o foco pro novo filme de 2020!!…”

A doença também conhecida por esteatose hepática não é uma situação grave, mas – quando não  tratada devidamente – pode evoluir para cirrose ou até câncer, podendo ser necessário um transplante de fígado.

O câncer de fígado é o sexto que mais mata no Brasil. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a taxa de mortalidade é de 4,33 pessoas por 100 habitantes.

A causa mais comum para o acúmulo de gordura no fígado é o excesso de peso.  Para se ter uma ideia, 60% das pessoas que sofrem com o problema são obesas. Além disso, o consumo excessivo de álcool, diabetes, triglicérides altos ou colesterol, hepatites e sedentarismo também podem causar a doença.

Sintomas de gordura no fígado

Nos quadros leves da doença, não há muitos sintomas, estes são percebidos quando aparecem as complicações da doença. Inicialmente, as queixas são dor, cansaço, fraqueza, perda de apetite e aumento da parte superior do abdômen. Além disso, a barriga costuma aumentar em relação ao quadril.

Quando o caso se agrava, o paciente pode apresentar fezes sem cor, confusão mental, tremores, pele e olhos amareladas e inchaço dos membros inferiores.

Só é possível fazer o diagnóstico da doença por meio de exames de rotina, laboratoriais ou de imagem.

Prevenção

Algumas medidas são indispensáveis para prevenir o acúmulo de gordura no fígado ou para reverter o quadro.

  • Procure manter o peso dentro dos padrões ideais para sua altura e idade, mas cuidado! Dietas radicais, que provocam emagrecimento muito rápido, podem piorar o quadro;
  • Beba com moderação (bebidas alcoólicas)
  • Restrinja o consumo dos carboidratos refinados e das gorduras saturadas. Substitua esses alimentos pelos integrais e por azeite de oliva, peixes, frutas e verduras.

Após descobrir doença, Whindersson Nunes emagrece e choca fãs

Compartilhe: