Governo de SP antecipa vacinação de idosos de 69 a 71 anos
Cerca de 910 mil pessoas desse grupo etário receberá a primeira dose da vacina ainda em março
A vacinação no estado de São Paulo avança mais um pouco. A partir do dia 27 de março, pessoas de 69 a 71 anos poderão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 19, pelo governo estadual durante coletiva de imprensa.
No início da semana, o governador João Doria (PSDB) já tinha anunciado o início da vacinação do público de 70 e 71 anos, que seria no dia 29. Porém, o governo resolveu não só antecipar a data, como também incluir as pessoas de 69 anos.
A previsão é imunizar cerca de 910 mil pessoas nessa na nova etapa da campanha. A inclusão de mais pessoas do público-alvo foi possível por conta da entrega de vacinas do Instituto Butantan e da grande operação logística de distribuição coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com remessas enviadas semanalmente para todas as regiões.
“Hoje, entregamos mais 2 milhões de doses da vacina do Butantan para imunização de todos os brasileiros. Com essa remessa, o Instituto Butantan e o Governo de São Paulo completa 24,6 milhões de doses para o Brasil”, lembrou o vice-governador Rodrigo Garcia.
Nesta sexta-feira, 19, foi iniciada a vacinação de idosos de 72 a 74 anos, que também foi antecipada.
Até o início da tarde de hoje, o vacinômetro, que contabiliza os dados da campanha de vacinação no estado, já registrava 4 milhões 446 mil doses aplicadas no público-alvo.
Pré-cadastro para vacinação em SP
Para o público alvo, o governo recomenda fazer o pré-cadastro no site Vacina Já. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, para agilizar o atendimento no dia e evitar aglomeração nos locais de imunização.
De acordo com o governo, isso economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Quem preencher o formulário antecipadamente será atendido no dia em cerca de 1 a 3 minutos. Já a coleta de informações no dia leva cerca de 10 minutos.
O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente.