Atitude no fim de semana que pode reduzir risco de doenças cardíacas
Novo estudo revela o que fazer para reduzir os riscos associados à privação de sono; entenda
Um estudo recente revelou que dormir mais aos fins de semana – ou nos dias de folga – pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas.
O foco da pesquisa foi analisar como o sono “recuperado” no final de semana pode impactar a saúde cardiovascular, especialmente para aqueles que sofrem de privação de sono durante a semana.
Como o sono atua na saúde do coração?
A pesquisa utilizou dados de mais de 90 mil indivíduos para investigar a relação entre o sono compensado no fim de semana e doenças cardíacas. O estudo será apresentado no ESC Congress 2024.
- Seu ombro pode sinalizar diabetes; entenda como
- 7 lugares escondidos de ecoturismo na capital paulista
- Caraíva: 5 atividades para tornar sua viagem inesquecível
- Hábito inocente pode colocar um bebê recém-nascido em risco
Após 14 anos de acompanhamento, os resultados mostraram que pessoas que conseguiram dormir mais nos fins de semana tiveram até 20% menos chances de desenvolver problemas cardíacos em comparação com aquelas que não compensaram o sono perdido.
“Sono compensatório suficiente está ligado a um menor risco de doença cardíaca”, afirmou o coautor do estudo, Yanjun Song, do Laboratório Estatal de Doenças Infecciosas, em Pequim, na China.
Quem se beneficia mais com o sono compensado?
Os benefícios do sono recuperado foram mais evidentes entre aqueles que têm rotineiramente um sono insuficiente durante a semana.
Esses indivíduos, ao dormirem mais nos fins de semana, apresentaram uma redução significativa no risco de desenvolver doenças como insuficiência cardíaca e AVC.
O estudo não identificou diferenças significativas nos benefícios do sono compensado entre homens e mulheres.
Isso sugere que a prática pode ser uma estratégia eficaz para a maioria das pessoas que enfrentam privação de sono.
Compensar sono no fim de semana não faz milagre
Apesar dos resultados positivos, é importante considerar que o sono compensado não substitui um padrão regular de sono saudável.
Isso porque muitos estudos já demonstraram que a privação de sono, caracterizada por menos de sete horas dormidas por noite, pode trazer riscos à saúde.
Porém, para aqueles que enfrentam dificuldades em manter uma rotina de sono adequada durante a semana, descansar mais aos fins de semana pode ser uma medida temporária para proteger a saúde do coração.