Hábito na cama que pode agravar insônia, segundo estudo; você faz isso?

Entenda por que este hábito comum está associado à piora da insônia e veja dicas para driblar o distúrbio do sono

Como um hábito pode piorar a insônia?
Créditos: Depositphotos/logoff
Como um hábito pode piorar a insônia?

Um estudo realizado pela Universidade de Indiana Bloomington, nos Estados Unidos, revelou uma relação preocupante entre o comportamento de checar o horário constantemente e a intensificação dos sintomas de insônia.

O ato, aparentemente inofensivo, pode estar contribuindo para noites mal dormidas em um número crescente de pessoas.

Qual hábito na cama pode piorar a insônia?

De acordo com a pesquisa, o ato de checar o horário no meio da noite aumenta a frustração e a ansiedade, especialmente em indivíduos que já enfrentam dificuldades para dormir.

Estes sentimentos, por sua vez, exacerbam os sintomas de insônia, interferindo ainda mais no sono reparador que o corpo e a mente necessitam.

Spencer Dawson, psicólogo clínico e líder do estudo, destaca que essa prática pode levar a um ciclo vicioso: a frustração causada pela incapacidade de adormecer aumenta, levando os indivíduos a dependerem mais de medicamentos para tentar obter uma boa noite de descanso.

Os dados analisados envolveram quase 5.000 pacientes, evidenciando uma tendência preocupante no aumento do uso dessas medicações diretamente ligado ao comportamento de monitoramento do tempo.

Checar horário na cama pode piorar insônia
Créditos: iStock/AlessandroPhoto
Checar horário na cama pode piorar insônia

Dica dos especialistas

Portanto, os especialistas recomendam evitar a checagem constante do relógio para ajudar a combater a insônia.

“Considerem virar o relógio para o outro lado, cobrir o display ou até mesmo manter o celular afastado da cama,” aconselha Dawson.

Essa mudança pode diminuir a ansiedade relacionada ao passar das horas, permitindo um relaxamento mais profundo.

O que é bom para acabar com a insônia?

  • Estabeleça uma rotina noturna regular: ir para a cama e acordar no mesmo horário auxilia o corpo a regular o seu ciclo natural de sono.
  • Limite os cochilos: cochilos prolongados ou tardios podem interferir no sono noturno.
  • Reduza a ingestão de estimulantes: evite consumir cafeína e outros estimulantes nas horas que antecedem o horário de dormir.
  • Prepare-se para dormir: diminua as luzes e faça atividades relaxantes como ler ou meditar antes de ir para a cama.
  • Evite eletrônicos antes de dormir: a luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono. Evite o uso desses dispositivos pelo menos uma hora antes de dormir.
  • Exercício regular: a atividade física regular pode ajudar a promover um sono mais profundo e restaurador. No entanto, evite exercícios intensos perto da hora de dormir, pois eles podem ter efeito estimulante.
  • Avalie sua dieta: alimentos pesados, picantes ou gordurosos antes de dormir podem causar desconforto digestivo e dificultar o sono. Portanto, tente fazer refeições leves e saudáveis algumas horas antes de deitar.

Se a insônia persistir mesmo após tentar essas estratégias, é importante consultar um médico para avaliação e orientação adicionais.

Em alguns casos, então, pode ser necessário tratamento profissional para abordar questões subjacentes que estão contribuindo para a insônia.