Hábito simples e prazeroso que ainda ajuda a reduzir risco de diabetes
Segundo a pesquisa, quem adota o hábito diário tinha um risco 53% menor de pré-diabetes e um risco 47% menor de diabetes tipo 2
Um hábito muito prazeroso para muitos pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
De acordo com um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, o segredo está em beber chá preto todos os dias.
Segundo a pesquisa, quem consome chá preto diariamente tinha um risco 53% menor de pré-diabetes e um risco 47% menor de diabetes tipo 2.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
Essas pessoas foram comparadas com outras que nunca bebiam o chá.
O resultado foi observado mesmo levando em consideração fatores de risco estabelecidos conhecidos por aumentar o risco de diabetes, incluindo idade, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial média, glicemia plasmática em jejum, colesterol, consumo de álcool, tabagismo, histórico familiar de diabetes e exercício regular.
A pesquisa buscou confirmar outros estudos que já tinham apontado os benefícios do consumo do chá preto.
As descobertas sugerem os efeitos protetores do consumo habitual de chá no controle do açúcar no sangue através do aumento da excreção de glicose na urina.
O que explica o benefício?
Esses efeitos benéficos no controle metabólico podem residir na maneira única como o chá preto é produzido, que envolve fermentação microbiana, um processo que pode produzir compostos bioativos únicos.
O último estudo incluiu 1.923 adultos (562 homens, 1.361 mulheres com idades entre 20 e 80 anos) que vivem em 8 províncias da China.
No total, 436 participantes viviam com diabetes e 352 com pré-diabetes, e 1.135 tinham níveis normais de glicose no sangue.
Os participantes incluíram bebedores de chá não habituais e aqueles com histórico de beber apenas um único tipo de chá.
Eles foram questionados sobre a frequência (ou seja, nunca, ocasionalmente, frequentemente e todos os dias) e o tipo (ou seja, chá verde, preto, escuro ou outro) de consumo de chá.
Os pesquisadores examinaram a associação entre a frequência e o tipo de consumo de chá e a excreção de glicose na urina, resistência à insulina e índice glicêmico.
Resultados
Depois de levar em conta as diferenças de idade, sexo e fatores clínicos e de estilo de vida, a análise descobriu que beber chá todos os dias estava associado a um aumento na excreção urinária de glicose e a uma redução na resistência à insulina.
Essas descobertas sugerem que as ações dos compostos bioativos no chá preto podem modular direta ou indiretamente a excreção de glicose nos rins.
O efeito é parecido com o de uma nova classe de medicamentos antidiabéticos que não só é eficaz na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2, mas também tem efeitos protetores substanciais no coração e nos rins.