Harvard recomenda consumo deste alimento para prevenir câncer de cólon
O alimento promove um equilíbrio geral saudável de bactérias no intestino, o que cria uma barreira intestinal forte e saudável
Um novo estudo de Harvard encontrou mais um benefício para um hábito do consumo de iogurte. De acordo com a pesquisa, ele pode proteger contra certos tipos de câncer de cólon agressivo por meio de mudanças no microbioma intestinal.
No estudo, pesquisadores do Mass General Brigham analisaram dados de mais de 150.000 pessoas que foram acompanhadas por pelo menos três décadas. Eles descobriram que pessoas que comiam regularmente duas ou mais porções de iogurte por semana tinham taxas mais baixas de certos tipos de câncer de cólon.
Especificamente, os pesquisadores descobriram que os consumidores habituais de iogurte tinham taxas mais baixas de cânceres de cólon proximal Bifidobacterium -positivos. O câncer de cólon proximal é um tipo de câncer de cólon que ocorre no lado direito do cólon e pode ter piores resultados de sobrevivência do que os cânceres que ocorrem no cólon distal, que fica no lado esquerdo.
- 5 estratégias para um treino eficiente e sem lesões na academia
- A dieta que pode reduzir o risco de Alzheimer em até 23%
- Uesc abre inscrições em 4 cursos gratuitos de especialização EaD
- Escavações revelam artefatos históricos no Deserto da Judeia
Os pesquisadores dizem que as bactérias no iogurte parecem promover um equilíbrio geral saudável de bactérias no intestino. E isso, por sua vez, promove uma barreira intestinal forte e saudável, o que é importante, porque quando a barreira intestinal se torna muito permeável, pode levar à inflamação e aumentar o risco de câncer de cólon.

Evidências que apoiam o consumo de iogurte
Outros estudos relacionaram o consumo regular de iogurte a outros benefícios à saúde, incluindo menor risco de diabetes tipo 2 , osteoporose e morte por doenças cardiovasculares.
Iogurte é um alimento fermentado, o que significa que é produzido quando micróbios quebram açúcares em alimentos de uma forma que produz sabores complexos e os impede de estragar. Um ensaio clínico randomizado controlado descobriu que pessoas designadas a comer uma dieta rica em iogurte e outros alimentos fermentados — como kefir, queijo cottage fermentado, kimchi e chá de kombucha — por 10 semanas tiveram marcadores mais baixos de inflamação e melhor diversidade de micróbios em seu intestino.
Cuidado na escolha
Antes de adicionar iogurte à sua dieta, certifique-se de verificar o rótulo nutricional. Apesar dos benefícios à saúde, muitos iogurtes podem ser carregados com açúcar adicionado. A opção mais saudável é a versão integral sem açúcar.