Homem fala de sintomas inexplicáveis antes descobrir câncer
A doença estava tão avançada que ele foi informado de que teria apenas duas semanas de vida
Um homem inglês de 73 anos sofreu uma série de sintomas inexplicáveis antes de seu diagnóstico de câncer.
Stephen Young vinha apresentando hemorragias nasais, erupções cutâneas, úlceras na boca, falta de ar e fadiga por semanas. Mas os médicos consideraram que seus sintomas não estavam ligados a nenhuma doença alarmante.
Ele conta que procurou ajuda médica pela primeira vez quando seu nariz começou a sangrar constantemente. O médico que lhe atendeu apenas lhe receitou um creme nasal.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Depois, ele marcou um clínico geral preocupado com uma erupção cutânea no rosto. Embora ele dissesse que achava que algo mais sério estava acontecendo porque estava com falta de ar, o médico insistiu que era rosácea clássica e receitou um creme e antibióticos.
Sintomas pioraram
Cerca de uma semana depois, o homem desenvolveu úlceras dolorosas na boca e apresentou dificuldade para respirar ao caminhar.
Stephen, então, resolveu entrar em contato com seu oncologista, pois havia se submetido a uma cirurgia para tratar o câncer de próstata em 2011. Ele perguntou ao médico se seus sintomas poderiam ter algo a ver com o novo supressor hormonal que ele estava tomando.
O médico suspeitou de que havia outra causa subjacente e recomendou a ele que solicitasse ao seu médico um pedido de exame de sangue.
Só após esses exames e um raio x, os médicos descobriram que ele tinha leucemia mieloide aguda (LMA) com uma mutação FLT 3.
A doença estava tão avançada que os médicos disseram que ele teria apenas duas semanas de vida, se o tratamento não fosse iniciado imediatamente. No mesmo dia, ele iniciou sua primeira rodada de quimioterapia.
Apenas 5 semanas depois, o câncer foi considerado em remissão e ele recebeu alta do hospital.
Agora, ele já completou três rodadas adicionais de quimioterapia e deve passar por um transplante de células-tronco.
Leucemia mieloide aguda
A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer no sangue que pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade, embora seja mais comum em pessoas com mais de 60 anos.
Os sintomas comuns incluem fadiga, hematomas ou sangramento e infecções repetidas.
Outros sintomas podem incluir sensação de fraqueza ou falta de ar, febre ou suores noturnos e dores nos ossos ou articulações. Um exame de sangue é a única maneira de identificar conclusivamente a doença.