Homem fica acordado e toca violão durante cirurgia cerebral
O indiano Abhishek Prasad, 37, sofria com um problema neurológico que fazia com que os dedos de uma de suas mãos tremulassem, o que o impedia de tocar seu violão corretamente.
Ele já havia buscado tratamento com vários especialistas, até que os médicos do Hospital Bhagwan Mahaveer Jain de Bangalore, Índia, recomendaram um procedimento peculiar para reverter a condição conhecida como “distonia de músicos”, como informa matéria do Daily Mail.
Os médicos realizaram uma intervenção perfurando o crânio de Prasad que, mesmo anestesiado, estava consciente durante a operação, enquanto os médicos introduziam eletrodos que lhes permitiu identificar os pontos ‘danificados’ do cérebro que precisavam de intervenção para curar a desordem nervosa rara.
- Paciente acusa médico de operar seu coração sem permissão em cirurgia de endometriose
- Trombose venosa: os sintomas repentinos para ficar atento
- Kate Middleton reaparece e revela diagnóstico de câncer; assista
- Qual é o estado de Mingau, do Ultraje a Rigor? Hospital atualiza quadro do baixista
“Durante toda essa cirurgia, Abhishek estava completamente acordado e tocando violão, já que esse problema só se manifesta quando ele tenta tocar. Esta resposta [aos estímulos] foi muito importante para os médicos descobrirem a localização exata de onde atuar”, disse o cirurgião Sharan Srinivasan em um comunicado na quinta-feira.
Prasad comentou a experiência de estar acordado durante uma operação cerebral, que durou sete horas, e sentir que seus dedos voltavam a ficar habilidosos conforme os médicos avançavam na intervenção.
“Fiquei espantado ao ver meus dedos melhorarem magicamente na própria mesa de operação. No final da cirurgia, meus dedos estavam 100% curados e eu poderia movê-los como antes”, disse ele.
Nesta quinta-feira, 20, Prasad retornou ao hospital para retirar os pontos e agradeceu aos médicos tocando algumas canções em seu violão. Veja o vídeo da cirurgia na matéria do Daily Mail.