Inchaço nos pés: saiba quando se preocupar com isso

Edema persistente pode ser sinal de problema de saúde mais sério

Edema periférico, ou inchaço nos pés, é uma condição frequente que pode ter diversas causas. O inchaço persistente ou grave nos membros, coxas e outras partes do corpo pode indicar um problema de saúde que precisa de atenção.

Veja algumas situações em que você deve considerar procurar orientação médica:

Inchaço súbito e grave

Se o inchaço nos pés ocorrer de forma repentina e for significativo, pode ser indicativo de um problema mais sério, como uma lesão, trombose venosa profunda (TVP) ou insuficiência cardíaca.

Inchaço persistente

É possível que o inchaço temporário seja natural, principalmente depois de ficar em pé ou sentado por muito tempo. Mas se o inchaço durar muito tempo sem melhorar, isso pode ser motivo de preocupação.

Há situações em que o inchaço nos pés pode ser um sinal de um problema médico mais sério
Créditos: vidka/istock
Há situações em que o inchaço nos pés pode ser um sinal de um problema médico mais sério

Histórico de condições médicas

O inchaço e a retenção de líquidos podem ser causados ​​por uma série de doenças, incluindo insuficiência venosa, doença renal, doença hepática e insuficiência cardíaca. Se você tiver um problema médico conhecido, fique atento ao inchaço, pois ele pode ser um sinal de complicações relacionadas a essas condições.

Dor

No local afetado, o inchaço acompanhado de desconforto, vermelhidão ou calor pode ser sinal de uma doença infecciosa ou inflamatória que precisa ser tratada. Se o inchaço for simétrico, o que significa que afeta ambos os pés igualmente, a causa pode ser um problema sistêmico, como retenção de líquidos ou uma condição médica.

Sinais de infecção

Quando o inchaço coexiste com sintomas relacionados à infecção, como febre, vermelhidão ou calor, pode ser uma indicação de celulite ou outra infecção que requer atenção médica imediata.

Fale com um médico se não tiver certeza do motivo pelo qual seus pés estão inchados ou se houver algo com que se preocupar. Um médico pode pedir exames, realizar uma avaliação abrangente e levar em consideração seu histórico médico para identificar a razão do inchaço. A terapia eficaz e a prevenção de problemas dependem da detecção precoce e do controle da causa.