Últimas notícias:
Loading...

Conheça as principais maneiras de prevenir trombose

Se você corre um alto risco de trombose venosa profunda, converse com seu médico sobre as melhores medidas para seu caso

A trombose é uma condição séria que pode levar a complicações graves, incluindo embolia pulmonar e até mesmo morte. Felizmente, existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir essa condição.

A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando um coágulo sanguíneo (trombo) se forma em uma ou mais veias profundas do corpo, geralmente nas pernas, o que pode causar dor, inchaço e vermelhidão.

Se você tem um risco alto de trombose, pergunte ao seu médico sobre as maneiras mais adequadas para prevenir a condição
Créditos: Kalinovskiy/istock
Se você tem um risco alto de trombose, pergunte ao seu médico sobre as maneiras mais adequadas para prevenir a condição

O quadro pode se agravar porque os coágulos sanguíneos nas veias podem se soltar e viajar pela corrente sanguínea e ficar presos nos pulmões, no coração ou no cérebro.

Mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir a trombose venosa profunda. Veja abaixo:

Como prevenir trombose?

Mexa-se durante voos longos

Voos longos podem causar má circulação. Por isso, é importante manter-se ativo mesmo durante a viagem. Um bom jeito de fazer isso é levantar-se para uma breve caminhada a cada hora, mudar a posição sentada com frequência e evitar cruzar as pernas para manter o sangue fluindo bem.

Use meias de compressão

Meias de compressão são uma ferramenta especial para ajudar a prevenir coágulos, pois elas aumentam a pressão nas pernas e nos pés para melhorar a circulação. Elas são especialmente recomendadas para pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé.

Esses itens São vendidos em diferentes tamanhos e níveis de compressão, portanto, é importante verificar se ela estará ajustada corretamente. Pergunte ao seu médico sobre essa opção.

O uso de meias de compressão pode reduzir a ocorrência de trombose venosa superficial
Créditos: rudigobbo/istock
O uso de meias de compressão pode reduzir a ocorrência de trombose venosa superficial

Coloque exercícios físicos na rotina

A atividade regular é uma das melhores maneiras de prevenir a trombose. O exercício ajuda na manutenção de um  peso saudável, aumenta a circulação, melhora a função pulmonar e fortalece os músculos, o que ajuda a diminuir o risco.

Não fique muito tempo na mesa do trabalho

Se você estiver sentado o dia todo em uma mesa, defina lembretes ou até mesmo alarmes para se levantar e se movimentar. Dê uma rápida caminhada em torno de sua área de trabalho, ou fora, se possível. Se caminhar não for uma opção, agende pausas para ficar em pé e alongar os braços, pernas e pés para ajudar a manter o sangue fluindo.

Pare de fumar

O cigarro pode causar inflamação dos vasos, especialmente os mais finos, e levar à formação de trombos. Por essa razão, não fumar é uma das orientações do Ministério da Saúde para prevenir a trombose.

Aumente a hidratação

Beber água regularmente ajuda a manter o sangue fluido, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos. Mas não vale substituir a água por refrigerante, café, álcool ou suco. Na dúvida, converse com seu médico sobre a quantidade de água que você deve beber por dia.