Infartos acontecem com mais frequência neste dia da semana, revela estudo
Pesquisa também evidenciou em quais temperaturas e períodos do dia os infartos são mais recorrentes
As chances de ter um ataque cardíaco aumentam 13% às segundas-feiras, segundo um estudo irlandês publicado nesta segunda-feira, 5.
“Encontramos uma forte correlação estatística entre o início da semana de trabalho e a incidência de ataques cardíacos. É razoável presumir que isso deve estar relacionado à alteração do ciclo de sono no início da semana”, explicou o cardiologista Jack Laffan, um dos autores do estudo, durante entrevista ao British Heart Foundation.
A pesquisa analisou dados de 10.528 pacientes internados em hospitais entre 2013 e 2018, que possuem o tipo mais grave de ataque cardíaco, o do miocárdio com elevação do segmento ST.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
O estudo se tornou possível graças aos médicos do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons da Irlanda.
Recorrência maior em temperaturas baixas
Além disso, a pesquisa trouxe evidências de que os infartos são mais recorrentes nas primeiras horas da manhã e em temperaturas baixas.
E que, ainda conforme os pesquisadores, domingo é o segundo dia da semana com risco mais elevado.
Apesar de alguns palpites, os médicos ressaltam que o método de pesquisa utilizado não é capaz de justificar o motivo da correlação entre estes dias da semana e o ataque cardíaco.
“Agora precisamos desvendar o que há em certos dias da semana que os torna mais prováveis para o ataque cardíaco. Isso pode ajudar os médicos a entender melhor essa condição mortal para que possamos salvar mais vidas no futuro”, finalizou Nilesh Samani, o diretor da British Heart Foundation.