Infecções sexualmente transmissíveis que parecem infecção urinária
As condições afetam áreas próximas do corpo, o que pode levar a uma confusão sobre a origem dos sintomas
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) , como clamídia e gonorreia, podem causar ardor ao urinar e dor pélvica semelhante à das infecções do trato urinário (ITU). Portanto, conseguir distinguir uma ou outra condição pode não ser tão imediato.
ITU x IST: por que podem ser confundidas?
Tanto as infecções do trato urinário quanto as infecções sexualmente transmissíveis (IST) causam dor ao urinar, mas outros sintomas geralmente são diferentes. No entanto, distinguir se a combinação destas manifestações é indicativa de uma infecção do trato urinário ou de uma das infecções sexualmente transmissíveis pode ser complicado.
Sintomas de IST
As infecções sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas transmitidas principalmente durante o contato sexual, incluindo sexo oral, vaginal e anal. No entanto, as bactérias, vírus e parasitas que os causam não se transmitem de uma pessoa para outra exclusivamente através do contato sexual.
De fato, algumas destas infecções também podem ser transmitidas através do contato próximo com fluidos corporais (saliva, ejaculação masculina, secreções vaginais e sangue) nos quais os agentes infecciosos estão presentes, bem como pelo contato direto com a pele ou mucosas.
A micção frequente ou dolorosa é um sintoma comum de doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, outros sintomas podem diferir dependendo da infecção específica que ocorre e da anatomia masculina/feminina.
Os sintomas comuns de infecções sexualmente sexualmente transmissíveis em homens são:
- Queimação ou coceira no pênis ou ao redor dele
- Corrimento do pênis ou presença de secreção uretral anormal
- Feridas, inchaços e bolhas no pênis, ânus ou boca
- Dor pélvica
- Dor durante as evacuações
Os sintomas comuns de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres são:
- Ardor ou dor ao urinar
- Urinar com mais frequência
- Dor ou coceira na vagina
- Corrimento vaginal com cor, odor ou consistência anormais
- Dor durante o sexo
- Feridas, inchaços ou bolhas ao redor da vulva , vagina, ânus ou boca
- Dor pélvica
Doenças sexualmente transmissíveis podem ser assintomáticas
Também é comum ter uma doença sexualmente transmissível que não causa sintomas. Apesar de serem assintomáticas, essas infecções podem ser transmitidas aos parceiros e causar danos à saúde reprodutiva a longo prazo. Se você é sexualmente ativo, fazer exames regulares e testes para detectar doenças sexualmente transmissíveis é uma parte importante da prevenção.
Quais são os sintomas comuns de infecções do trato urinário?
As infecções do trato urinário são distúrbios que podem afetar diferentes partes do sistema urinário: rins, ureteres, bexiga ou uretra. A cistite e a uretrite são as infecções urinárias mais comuns e geralmente têm evolução benigna, desde que tratadas adequadamente.
Às vezes, porém, esses distúrbios podem ser muito incômodos e se tornarem crônicos, ou seja, podem ocorrer frequentemente na mesma pessoa.
Além disso, se negligenciados, podem dar origem a complicações muito graves, como infecção renal, chamada pielonefrite, insuficiência renal ou mesmo septicemia. Por esta razão, as infecções do trato urinário nunca devem ser subestimadas.
As infecções do trato urinário ocorrem quando microrganismos patogênicos (bactérias, vírus, parasitas, fungos) entram na uretra, o tubo que transporta a urina da bexiga para a vulva ou pênis.
As infecções do trato urinário podem acontecer a qualquer pessoa e não são infecções sexualmente transmissíveis. No entanto, ter relações sexuais aumenta o risco de contrair uma infecção do trato urinário, especialmente nas mulheres devido ao comprimento curto da uretra (os agentes infecciosos podem subir e chegar à bexiga com mais facilidade).
Outro ponto que aumenta o risco de contaminação é o fato de o ânus das mulheres estar mais próximo da uretra em comparação com os homens.
Infecção urinária ou infecção sexualmente transmissível? Como distingui-las
Sem passar por exames médicos, pode ser difícil determinar se você tem uma infecção do trato urinário ou uma infecção sexualmente transmissível. Embora a micção dolorosa e frequente sejam sintomas de ambas as condições, outros sintomas podem fornecer uma pista sobre o tipo de infecção que você tem.
Por exemplo, na presença de secreções ou aparecimento de lesões na pele ou nas mucosas, é mais provável que tenha uma infecção sexualmente transmissível; a necessidade de urinar com mais frequência, mesmo quando a bexiga está vazia, é altamente indicativa de infecção do trato urinário.
Em todos estes casos e para quaisquer outras dúvidas, ainda é recomendável conversar com o seu médico, que poderá lhe dizer o que é e recomendar o tratamento mais adequado para o caso individual.