Influenciador de 27 anos morre após reação alérgica a camarão
Rapaz comeu um salgado sem saber que havia camarão no recheio
O influenciador digital Brendo Yan, de 27 anos, morreu depois de ter uma reação alérgica a bolinho de camarão. O jovem passou mal no fim de semana, chegou a ser socorrido e ficar internado, mas não resistiu. Ele teve a morte cerebral confirmada na quarta-feira, 26.
O caso aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte, onde ele morava.
Segundo a esposa de Yan, Victória Figueiredo, o salgado foi um vizinho que preparou. O casal comeu sem saber que o recheio era de camarão.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Ainda de acordo com a Victória, Yan começou a passar mal logo após comer e tomou um antialérgico em casa. Com a ajuda aos vizinhos, ele foi colocado em um carro e levado a um pronto-socorro.
Quando chegou no hospital, o jovem teve uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado.
Ele então foi internado na UTI, onde foi intubado, porém tomografias confirmaram a morte encefálica do influenciador.
Por que alergia a camarão pode matar?
Muitas reações alérgicas aos frutos do mar são leves e causam urticária, formigamento na garganta e boca, inchaço e/ou reações intestinais (vômitos, diarreia).
Porém, em muitos casos, os sintomas podem ser mais perigosos, como a dificuldade respiratória e edema de glote, que é uma manifestação grave de anafilaxia, em que existe risco de vida.
A anafilaxia é a sufocação, quer pelo edema de glote, quer pelo broncoespasmo (fechamento dos brônquios). De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), há ainda a possibilidade de a pessoa enfartar já que durante uma crise anafilática ocorre um espasmo das coronárias.
O tratamento deve ser iniciado com rapidez nos serviços de saúde de urgência e emergência, pois a situação é controlável e reversível desde que diagnosticada e tratada a tempo.