Ingrediente consumido por milhões pode aumentar risco de AVC

Brasileiros consomem o dobro do recomendado pela OMS

30/06/2023 00:00

Embora existam muitas intervenções que podem diminuir o risco de um AVC, um ingrediente que você consome diariamente pode fazer justamente o contrário.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame é uma condição grave com risco de vida que ocorre quando o suprimento de sangue para parte do cérebro é interrompido. Estilo de vida ruim pode ser um gatilho para essa emergência médica.

Consumo exagerado de sal aumenta o risco de AVC
Consumo exagerado de sal aumenta o risco de AVC - peterschreiber.media/istock

Embora refeições salgadas não sejam necessariamente ruins, consumir sal em excesso pode aumentar o risco de um derrame.

O que acontece é que o sal é a maior fonte de sódio nas dietas e muito sódio contribui para a pressão alta, também conhecida como hipertensão, que por sua vez aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.

A razão pela qual o sal aumenta a pressão arterial se resume à retenção de água.

Problema da hipertensão

A hipertensão é o fator de risco número um para a morte em todo o mundo. Entre os brasileiros, ela é a doença crônica mais comum, atingindo 30 milhões de pessoas no país.

A doença está presente em até 60% dos casos de infarto e em 80% dos casos de AVC, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Como reduzir o consumo de sal?

A Organização Mundial do Saúde (OMS) recomenda que os adultos não devem ingerir mais do que cinco gramas de sal por dia. Levantamentos, no entanto, revelam que os brasileiros, consomem o dobro do recomendado.

A maior parte do sal que consumimos vêm da alimentação feita em casa e o restante de produtos industrializados. O que significa que é possível encontrar um equilíbrio ao preparar as refeições.

Para isso, a equação é simples: recorrer menos ao saleiro e apostar mais nos temperos naturais.

Existem alguns substitutos do sal que podem dar sabor à comida sem precisar salgá-la. Temperos como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, limão e louro são alguns deles.