Entenda como injeção de Botox ajuda contra a disfunção erétil
Estudo mostrou um "claro benefício" da toxina botulínica entre os homens com dificuldades de ereção
O Botox é um produto conhecido quando o assunto é estética. As injeções com a toxina botulínica ajudam a suavizar rugas e evitar que novas se formam. Porém os benefícios parecem não parar aí. Urologistas da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, sugerem que injetar o produto em homens impotentes pode tratar a disfunção erétil.
O estudo publicado na revista científica Science fez uma revisão de outras sete pesquisas que analisaram a relação entre o Botox e a disfunção erétil e envolveram 362 homens.
Os voluntários receberam injeções de Botox ou placebo, que foram aplicadas na base do pênis.
Os pesquisadores afirmaram que foi possível observar um “claro benefício” das injeções com a substância. E o efeito durou por cerca de três meses.
A eficácia foi medida usando a escala de ereção de quatro pontos, variando de zero (quando o pênis não fica ereto) a quatro (quando o pênis fica completamente ereto e rígido).
A equipe explicou que, quando aplicado diretamente no pênis, o Botox relaxa o órgão, permitindo o aumento do fluxo sanguíneo e a ereção.
O estudo sugeriu que cerca da metade dos voluntários que receberam Botox responderam positivamente em todas as avalições até três meses depois da aplicação. Os efeitos desapareceram por completo em seis meses.
Apesar dos resultados positivos, os médicos disseram que o tamanho da amostra analisada significa que mais estudos são necessários e que o Botox não deve ser distribuído usado no tratamento da da disfunção erétil até que os ensaios clínicos tenham terminado.
Tratamento para disfunção erétil
Vários recursos podem ser utilizados na medicina para tratar a disfunção erétil, desde drogas vasodilatadoras, reabilitação peniana, injeções penianas e até, como último recurso, o implante de próteses penianas.
O médico especialista é quem determinar o melhor caminho para cada caso.
Como funciona o Botox?
As injeções de Botox bloqueiam certos sinais químicos dos nervos, principalmente sinais que causam a contração dos músculos.
O uso mais comum dessas injeções é relaxar temporariamente os músculos faciais que causam rugas na testa e ao redor dos olhos.
A substância, no entanto, também pode ser usada para tratar outras condições que vão além da estética.
Em alguns casos, os médicos podem recomendar a aplicação no tratamento de hiperidrose axilar e palmo plantar que é o excesso de sudorese nas axilas e nas palmas das mãos e nos pés.
Também pode ser utilizado para dores de cervical e de cabeça tensional, já que relaxam os músculos da região, e para aliviar a contratura ou espasmos de músculos ao redor dos olhos.