Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP oferece tratamentos gratuitos

Serão feitos grupos de estudos sobre TOC, depressão e outros transtornos

Por Redação
21/03/2013 16:17 / Atualizado em 07/05/2020 10:20
Os interessados em participar dos tratamentos passarão por triagens
Os interessados em participar dos tratamentos passarão por triagens - Getty Images
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP tem vagas para tratamentos em diferentes grupos de pesquisa. Os atendimentos são feitos a partir de diferentes técnicas terapêuticas para problemas como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a depressão.
Confira os tratamentos oferecidos:

Crianças e adolescentes com TOC
Programa voltado a crianças e adolescentes de seis a 17 anos com sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), como pensamentos, imagens, impulsos e comportamentos repetitivos, manias como  lavagem excessiva de mãos, organização e arrumação incessante de objetos, necessidades de repetir ações, de verificação, ou superstições exageradas. Os pacientes receberão tratamento medicamentoso e terapia cognitiva comportamental (TCC) em grupo. Informações e inscrições para triagem pelos telefones (11) 26616972/7594 (deixar nome e telefone de contato na secretária eletrônica) ou enviar e-mail smart.inpd@gmail.com.

TOC resistente a tratamento convencional
Programa destinado a pessoas de 18 a 65 anos, portadores de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) há pelo menos um ano, que já tenham se submetido a tratamento de primeira linha e ainda não obtiveram resultados satisfatórios ou o controle da doença. O estudo vai testar a eficácia do fármaco N-Acetilcisteína (NAC) para o TOC resistente. Informações e inscrições para triagem pelo (11) 2661-6972 ou e-mail: dlccosta@usp.br

Arteterapia para idosos com depressão
Programa para pacientes voluntários que tenham mais de 60 anos com diagnóstico de depressão, já em acompanhamento médico e tratamento medicamentoso, para participação em oficinas de arteterapia duas vezes por semana durante cinco meses (20 sessões). A arteterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza recursos expressivos (pintura, desenho, modelagem e outras) para auxiliar na percepção de emoções e sentimentos, podendo proporcionar melhora dos sintomas, influindo na autoestima, motivação e autoconhecimento.

Mulheres na pós menopausa com sintomas de depressão
Programa para mulheres de 50 a 60 anos de idade na pós-menopausa, com sintomas de depressão leve a moderada, que nunca tenham feito reposição hormonal e que não menstruem há pelo menos dois anos. As pacientes irão participar de estudo em que será oferecido tratamento baseado em  terapia cognitivo comportamental (TCC) em grupo. Inscrições pelo e-mail leiliane.tamashiro@hotmail.com

[tab:END]