Irmãs baianas inventam “bafômetro” que detecta doenças

Aparelho foi desenvolvido pelas estudantes utilizando aplicações de inteligência artificial.

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: @orientamed.bio/ InstagramIrmãs criaram um aparelho que consegue detectar 15 tipos de doenças a partir do sopro do paciente

As irmãs Júlia e Natália nascimento, de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, na Bahia, criaram um aparelho que consegue detectar pelo menos 15 tipos de doenças a partir do sopro do paciente.

O “bafômetro”, batizado de OrientaMed, foi desenvolvido pelas estudantes baianas utilizando aplicações de inteligência artificial. Júlia, que cursa Biotecnologia, explica que a máquina a princípio era parte de um trabalho da irmã, que faz especialização em Computação.

“O início foi com base no mestrado da Nathália. Quando ela foi apresentar na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde eu estudo, eu percebi que tinha um mercado muito grande na área de saúde e uma aplicação que fazia sentido para a minha área de pesquisa também”, contou Júlia ao G1. As irmãs se juntaram então ao estudante paulista Rheyller Vargas para desenvolver o dispositivo.

O OrientaMed funciona de forma simples, basta que o paciente assopre nele, gerando dados que são passados a um computador e o resultado sai em aproximadamente cinco minutos. A criação pode ajudar médicos em diagnósticos.

Após o trabalho de desenvolvimento, Júlia e Natália conseguiram criar um banco de dados que permite ao aparelho detecte pelo menos 15 doenças cônicas e infecciosas, como diabetes, pneumonia, gastrite, intolerância à lactose e Doença de Crohn. Leia a matéria completa no G1.

Visualizar esta foto no Instagram.

Você já pensou em um aparelho que realiza testes apenas com seu sopro? SEM AGULHA e SEM DOR! Poderemos identificar doenças como diabetes, intolerância a lactose, gastrite e mais outras 13 doenças por meio do sopro! Sim, por meio do SOPRO! É uma tecnologia sendo desenvolvida por universitários e de forma independente da universidade. Esse grande passo da ciência é real, é possível e é BRASILEIRA! Mas para isso, precisamos de sua ajuda com os custos no desenvolvimento e questões burocráticas para alavancar o nosso empreendimento! Aceitamos doações de R$ 1,00 , R$ 2,00 reais… o que for possível! Agradeço a todos desde já pelo carinho e quem quiser nos ajudar ou compartilhar, segue o link abaixo: https://www.kickante.com.br/campanhas/vamos-dar-um-passo-na-saude-todos-1

Uma publicação compartilhada por OrientaMED (@orientamed.bio) em

Compartilhe:

1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …