Jorge Fernando fala sobre volta ao trabalho após AVC

26/07/2017 11:48

O ator e diretor Jorge Fernando tem quase quarenta anos de profissão e 57 de vida. Ele é conhecido por ser extremamente ativo, mas teve que se afastar do trabalho após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no início deste ano.

Jorginho, como é chamado carinhosamente, participou esta manhã do Mais Você, da Rede Globo, onde Ana Maria Braga anunciou que ele deve voltar ao trabalho em breve: “É muito bom vê-lo assim. Todo mundo aqui parou, ficou preocupado”, disse Ana Maria Braga.

Ele contou que a carga de amor que recebeu de amigos e familiares o ajudou e acalmou quando teve o problema de saúde.

Questionado sobre as mudanças após o AVC, Jorge disse: “É o maior aprendizado, você fica com medo de morrer pra vida. Eu sou [de fazer] três projetos, uma novela, quero fazer teatro. Você aprende a saborear cada momento”.

Ana Maria completou: “A vida toma outro sentido. Quando a gente não para, Deus para a gente, fala assim: ‘Calma que a vida não é só isso’”.

Veja matéria completa e o vídeo no GShow.

Fatores de risco e prevenção do AVC

AVC ocorre quando há entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro
AVC ocorre quando há entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro - Getty Images/iStockphoto

O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como  derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada, como explica matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento, entre eles a idade, a raça, a constituição genética e o sexo.

No entanto, outros fatores importantes podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertensãoarterial (pressão alta), a diabetes mellitus, doenças cardíacas, enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade.

A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC. Leia matéria completa.