José Roberto Burnier se afasta da Globo para tratar câncer na boca
Conheça os principais sintomas e fatores de risco da doença, que tem maior incidência em homens acima de 50 anos
O jornalista e apresentador José Roberto Burnier pediu licença da Globo por conta de um problema de saúde. De acordo com informações do colunista Ricardo Feltrin, do portal Uol, Burnier foi diagnosticado com um câncer na boca e deverá ficar afastado por pelo menos 3 meses para realizar o tratamento.
Desde sexta-feira, o jornalista já não apresenta o telejornal matinal “Em Ponto”, da GloboNews. Na Rede Globo, Burier já trabalhou em diversos noticiários, como Bom Dia São Paulo, Bom dia Brasil, Globo Rural, entre outros.
- Brasil bate recorde histórico de turistas internacionais em 2024
- Cabo Frio: Roteiro perfeito para um final de semana
- O tipo de bebida que aumenta o risco de câncer de intestino
- Fazer atividade física por 5 minutos já pode reduzir pressão arterial
Câncer de boca
Ainda de acordo com a coluna de Feltrin, o tumor de Burnier localiza-se na base da língua, uma forma comum nesse tipo de doença, que atinge, principalmente, homens acima de 50 anos.
A doença costuma ocorrer na parte posterior da língua, mas outras regiões como o assoalho bucal, lábios, bochechas, gengivas, glândulas salivares, amígdala e o céu da boca também podem ser afetadas. Quando diagnosticado na fase inicial, o câncer de boca tem cura.
Fatores de risco
O fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco. Quanto maior o número de cigarros e de doses de bebidas alcoólicas ingeridas, maiores são as chances de ter a doença. Além disso, a exposição ao sol sem proteção é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de lábio.
O vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), quando transmitido por sexo oral, também está associado a casos de câncer na cavidade oral. A alimentação pobre em frutas, legumes e verduras pode também estar relacionada à ocorrência desse câncer.
Sintomas do câncer de boca
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
- Nódulos (caroços) no pescoço;
- Rouquidão persistente.
Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:
- Dificuldade de mastigação e de engolir;
- Dificuldade na fala;
- Sensação de que há algo preso na garganta.
Prevenção do câncer de boca
Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.
https://www.youtube.com/watch?v=Tcy9W1Loc54