Jovem de 25 anos descobre câncer após passar por 6 médicos

O diagnóstico veio após seis meses de exames e consultas

23/05/2023 18:01

A estudante de Farmácia Fernanda Pereira descobriu um câncer aos 25 anos. O primeiro sinal de que havia algo errado foi um caroço no pescoço. Ela achou que pudesse ser um nódulo de tensão e chegou a marcar massagem.

À BBC News Brasil, a jovem contou que, nessa mesma época, ela fazia alguns exames de rotina que não apontaram para nenhum alteração significativa.

Primeiro sinal foi um caroço no pescoço
Primeiro sinal foi um caroço no pescoço - arquivo pessoal/reprodução/BBC

Fernanda chegou a comentar com sua ginecologista sobre o caroço e foi encaminhada para um clínico geral. Em pouco tempo, no entanto, ela percebeu que outros gânglios surgiram na região.

Fernanda conta que mesmo já tendo um caroço perceptível no pescoço, um dos médicos consultados, um hematologista, sequer apalpou a região e chegou até a pedir exames repetidos.

“Eu tentava explicar o que estava acontecendo e ele me cortava toda hora. Eu mostrei os remédios que estava tomando, meu cabelo já estava caindo muito e seguia fraca. Ele disse que se eu não melhorasse com aquele novo medicamento, era para eu voltar daqui um mês”, relembra.

Depois de seis meses fazendo alguns exames e passando por seis médicos especialistas, veio o diagnóstico de câncer no sistema linfático.

Câncer do sistema linfático

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

Ocorre quando as células dos nódulos linfáticos ou os linfócitos, responsáveis por combater as doenças no corpo humano, começam a se multiplicar de forma descontrolada, produzindo células malignas que têm a capacidade de invadir outros tecidos por todo o corpo.

O aparecimento de um ou mais caroços (ínguas) sob a pele, principalmente no pescoço, virilha ou axilas, é um dos principais sintomas.

Além disso, outros sintomas incluem:

  • febre e suor noturno
  • perda de peso sem motivo aparente
  • coceira no corpo

A doença também pode surgir em outras parte do corpo. Quando se apresenta na região do tórax, a pessoa pode apresentar tosse, falta de ar e dor.

Já na pelve ou no abdômen, os sintomas são desconforto e distensão abdominal.