Jovem faz apelo ao publicar foto de pulmão comprometido pelo vape
Atleta de 20 anos, que fumava cigarro eletrônico desde os 15, postou foto para alertar: "por favor, parem!"
O britânico Sean Tobin, de 20 anos, teve o pulmão colapsado por consequência do uso excessivo de cigarro eletrônico, conhecido como vape. Uma intervenção cirúrgica foi necessária para remover parte de seu pulmão.
Tobin começou a fumar em 2018, aos 15 anos, e o cigarro eletrônico logo virou parte da rotina do jovem, que só não fumava quando estava dormindo.
Até que, no mês passado, fortes dores nas costas o levaram ao pronto-socorro. No hospital, Sean descobriu o colapso no pulmão direito, o que obrigou a cirurgia de emergência.
- Cigarro eletrônico aumenta risco de problemas nos dentes e gengiva
- Fumar na gravidez pode piorar o desempenho educacional da criança
- Conheça a história da jovem que vive há três anos sem rins na fila do transplante
- 7 coisas que pessoas que vivem mais fazem todos os dias
Com o uso de microcâmeras, os médicos revelaram o estado calamitoso do pulmão do jovem, que estava coberto por manchas pretas.
Depois de tudo o que passou, Tobin compartilhou imagens no Facebook para alertar sobre o cigarro eletrônico: “O vape me levou à experiência mais dolorosa da minha vida. Passei dois anos precisando de ajuda para conseguir respirar e tenho, até hoje, um tubo no meu peito para impedir que meu pulmão volte a colapsar.”
Embora ele mantivesse uma rotina intensa de treinos e acreditasse estar plenamente saudável, o consumo habitual do vape causou isso. “Podia ser com qualquer um, a única forma de evitar é deixar o vape. Por favor, parem”, apelou.
“Este é o meu pulmão depois de 5 anos de vape”, afirmou ao publicar a foto. Veja a seguir: