Jovem sofre de abstinência após abandonar tratamento para eczema
Depois de descobrir o poder viciante de esteroides, inglesa tenta alternativa mais natural
A jovem inglesa Louise King, de 28 anos, ficou com a pele cheia de descamações e pus depois de abandonar o tratamento para eczema. A reação foi desencadeada pela abstinência de cremes de esteroides, que ela usava desde os 5 anos de idade. Além do problema na pele, a suspensão do medicamento despertou sintomas de fadiga, depressão, perda súbita de peso, esquecimento e confusão.
A decisão por abandonar o tratamento veio depois de saber que o esteroide deixava o organismo viciado e perceber que o eczema estava piorando e se espalhando para áreas anteriormente não afetadas.
“É tão viciante porque funciona tão bem, mas na realidade não resolve os problemas subjacentes e você acaba precisando de doses cada vez mais fortes (…) Agora todo o meu rosto está descascando. Me sinto como uma mulher-lagarto”, lamentou.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Segundo a jovem, a descamação deixou sua pele tão sensível que ela não consegue ter nenhum contato físico com o namorado, nem mesmo beijo. Por conta da dor, ela também precisou abandonar o emprego como analista de dados.
Em meados de janeiro, Louise foi a dermatologista que ficou “horrorizada” com o rosto dela e sugeriu prescrever mais esteroides. No entanto, a analista de dados insistiu para que a médica receitasse algo mais natural. Mesmo com resistência, a dermatologista recomendou que ela comece a fazer terapia de luz.
A dependência tópica de esteroides (ou abstinência) tem sido reconhecida pela National Eczema Association desde 2013, mas essa teoria não é amplamente aceita entre a comunidade médica.
Também conhecida como síndrome da pele vermelha, a condição não possui muitas estatísticas para mostrar como é comum. Um estudo de 2003 do Japão, descobriu que 12 por cento dos adultos que estavam tomando esteroides para tratar a dermatite desenvolveram essa condição.
Essas manifestações tão sérias na pele acontecem quando os esteroides são descontinuados abruptamente após um período prolongado ou inapropriado de administração.
Os sintomas incluem:
- Vermelhidão, particularmente na face, genitais e área onde os esteroides foram aplicados
- Pele ressecada
- Inchaço
- Secura e pele rachada
- Enrugamento excessivo
- Sensibilidade da pele e intolerância aos hidratantes
- Infecções de pele frequentes
O que é eczema?
Eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. Pode ser agudo, subagudo ou crônico. A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema.
Já na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas. Nessa etapa, se observa também o aumento da espessura da pele. O paciente pode ter eczema agudo, agudo/subagudo, subagudo/crônico ou só crônico.