Remédio para eczema pode combater calvície

Após 11 meses de tratamento, o crescimento de cabelo em paciente foi visível

Por: Redação
cabeça de paciente ainda sem cabelo
Crédito: Divugação6 meses após o uso do medicamento, fios finos começaram a aparecer

Médicos do Hospital Geral de Massachusetts estão relatando um efeito colateral inesperado da droga Dupilumabe, o remédio para eczema, também chamada de dermatite atópica, pode combater a calvície.

No jornal científico JAMA Dermatology, os médicos descrevem que uma paciente de 13 anos, que tinha alopecia total – uma falta total de cabelo no couro cabeludo – juntamente com eczema, apresentou um crescimento de fios finos na cabeça durante os primeiros seis meses com o tratamento com Dupilumabe. Após 11 meses, o crescimento foi visível.

fotos da cabeça de um paciente que usou a medicação
Crédito: Divulgação11 meses após o uso da primeira dose do medicamento

“Ficamos muito surpresos, uma vez que essa paciente não apresentava crescimento de cabelo desde os 2 anos de idade, e outros tratamentos que podem ajudar com a perda de cabelo não funcionaram no caso dela”, diz Maryanne Makredes Senna, MD, do Departamento de Dermatologia do MGH. autor sênior do relatório JAMA Dermatology. “Até onde sabemos, este é o primeiro relato de crescimento de cabelo com Dupilumabe”, afirma Senna.

A cientista explica que o mecanismo deste medicamento de direcionar uma via chave do sistema imunológico conhecida por ser hiperativa no eczema poderia explicar sua ação contra a alopecia, uma vez que estudos recentes sugeriram que outros elementos da mesma via podem induzir queda de cabelo autoimune.

“Neste momento, é difícil saber se o Dupilumabe pode induzir o crescimento do cabelo em outros pacientes com alopecia, mas suspeito que possa ser útil em pacientes com extenso eczema ativo e alopecia areata ativa”, diz ela Senna.

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …