Jovem vai parar na UTI por uso de Ozempic
Ela usava a medicação sem orientação médica e teve problemas no fígado
Uma publicitária de 29 anos ficou internada na unidade de terapia intensiva (UTI), em São Caetano do Sul, SP, por sete dias após fazer uso do Ozempic para emagrecer. De acordo com a BBC, ela quase teve uma insuficiência hepática, quando o fígado para de funcionar.
A jovem, que teve o nome preservado, começou a utilizar o medicamento sem acompanhamento médico em julho do ano passado. Ela também conhecia algumas amigas que começaram a perde peso rapidamente com o uso da caneta.
O medicamento indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, tem sido usado de forma “off label” (fora da bula) para o emagrecimento.
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
- Reduza até 75% da gordura no fígado com chá verde e atividade física
- Saiba como limpar a gordura do fígado e prevenir a esteatose hepática
Em nota à BBC, o laboratório Novo Nordisk, fabricante o Ozempic, disse que o medicamento deve ser utilizado e comercializado apenas sob prescrição médica. Mas explicou que o ozempic não interfere na função do fígado.
“Ele pode ser usado em pacientes que possuem insuficiência hepática leve e moderada. A experiência em pacientes com insuficiência hepática grave é pequena. Mas não ocorre o aumento das enzimas hepáticas relacionadas ao uso do medicamento. Contudo, o aumento de enzimas pancreáticas pode ocorrer de maneira transitória e pacientes com histórico prévio de pancreatite devem utilizar o produto com cautela”, esclareceu em nota.
Como o ozempic ajuda no emagrecimento?
A droga ajuda as pessoas a perderem peso enganando o corpo, fazendo-o pensar que um hormônio chamado peptídeo semelhante ao glucagon – produzido após a ingestão de alimentos – está sendo liberado, resultando em perda de apetite.
Os médicos têm alertado que, sem a supervisão de um profissional, é difícil garantir a segurança, a eficácia e o uso adequado do medicamento.
Além disso, o remédio pode interagir negativamente com outros medicamentos ou condições de saúde, levando a efeitos colaterais prejudiciais ou complicações.