Jovem vence anorexia e vira instrutora física. ‘Antes e Depois’
Vera Schulz, 18 anos, de Stavropol, Rússia, enfrentou ao longo de sua adolescência problemas com anorexia e suas consequências como desmaios frequentes devido à falta de energia.
Ela chegou a atingir um peso crítico de pouco mais de 31 quilos em 2014, como aponta matéria do Daily Mail.
Hoje a jovem – com cerca de 60 quilos – mostra sua história de superação aos seus mais de 24 mil seguidores no Instagram e se tornou personal trainer e musa fitness.
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
- Sintoma de câncer de pele pode ser notado ao subir escada
- Federal de Rondônia abre 2,6 mil vagas em 64 cursos gratuitos
- 3 lugares para viajar sozinha e dicas preciosas para a melhor experiência
“Eu sofria com falta de ar, desmaiava regularmente. Morava no quinto andar e precisava de uma hora para chegar lá, pois não havia elevador”, lembra Vera.
Sua família a princípio não percebeu que a redução de peso era um problema. A jovem chegou a desenvolver fobia por alimentos sólidos e sofreu com queda de cabelo, devido à fraqueza de seu organismo.
A recuperação veio quando Schulz descobriu sua paixão por atividades físicas, ela começou a fazer musculação e aprendeu a aceitar e amar seu corpo. No começo, ela comia apenas vegetais crus e frutas, mas, gradualmente, começou a introduzir diferentes grupos de alimentos em sua dieta, o que a ajudou a ganhar força muscular.
Agora ela trabalha como treinadora de fitness e diz que aprendeu a desenvolver um programa saudável de dieta e nutrição. Em uma publicação recente, ela escreveu: “Eu consegui muito mais nestes poucos anos do que eu tive toda a minha vida”.
Ela acredita que os problemas sobre autoconsciência que as pessoas passam geralmente são provocados por fatores externos.
Outro problema para ela é que “qualquer pessoa que conseguiu ganhar ou perder peso seja vista como profissional, isso meio que me irrita. Você precisa de uma estudo para isso”, completa.
Veja ‘antes e depois’:
O que é a anorexia?
É um distúrbio alimentar e de imagem, onde o paciente não consegue aceitar o próprio corpo, o que provoca um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando a pessoa está abaixo do peso normal. Pessoas com esse problema acabam aderindo dietas onde consomem o mínimo de calorias possível, abusam de exercícios e outros métodos para emagrecer.
Acredita-se que fatores biológicos, psicológicos e ambientais estejam envolvidas nas causas possíveis para a doença. Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas, como traz matéria do Minha Vida, Parceiro do Catraca Livre.
Como identificar o problema?
Converse com seu médico se você ou uma pessoa próxima a você estiver:
• Muito preocupada com o peso
• Exercitando-se em excesso
• Limitando a ingestão de alimentos
• Muito abaixo do peso ideal
Quanto antes o paciente ou pessoas próximas a ele identificarem o problema e buscarem ajuda melhor para reduzir os impactos que a doença pode causar em longo prazo.
O Grande problema é que, muitas vezes, o paciente não tem consciência de que está passando por dificuldades e precisará de muito apoio para superar. No entanto, é importante não forçar uma decisão ou atitude sem que a pessoa se sinta confortável.
Leia a matéria completa sobre a anorexia.