Jovem viraliza ao contar como descobriu câncer de intestino
Norte-americana tem dividido sua jornada contra a doença com seus seguidores no TikTok
Uma mulher de 31 anos viralizou ao contar como foi descobriu um câncer de intestino, também chamado de colorretal, em estágio 3.
Bri Mahon, que mora em Newport Beach, Califórnia, documenta sua jornada contra o câncer no TikTok , onde ela tem mais de 88.000 seguidores. Ela disse que inicialmente atribuiu seus sintomas à síndrome do intestino irritável (SII) e estresse.
Mahon também explicou que chegou a fazer exame de sangue, mas o resultado não mostrou nenhuma alteração significativa. No entanto, ela se sentia muito inchada, irritada e cansada.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
Logo após dar à luz seus filhos gêmeos, que nasceram prematuramente com 23 semanas, ela começou a notar sangue nas fezes. Mas pensou que fosse uma combinação de hemorroidas da gravidez e os sintomas da SII.
Mahon começou a ver sangue em suas fezes com mais regularidade e ficou ainda mais preocupada quando a cor mudou de vermelho para vermelho escuro. Ela também sentia necessidade de ir mais vezes ao banheiro.
Foi então que ela procurou um especialista e passou por uma colonoscopia, um exame usado para procurar alterações – como tecidos inchados e irritados, pólipos ou câncer – no intestino grosso (cólon) e no reto. Os pólipos são pequenas lesões na parede interna do intestino.
O exame revelou que ela tinha um câncer colorretal em estágio 3.
Mahon começou a primeira das duas rodadas de quimioterapia e radiação há pouco mais de uma semana. E, assim que o tratamento terminar, ela fará uma cirurgia para remover a parte restante do tumor.
Importância da colonoscopia
Além de diagnosticar, a colonoscopia é capaz de tratar essas eventuais lesões identificadas no exame, evitando que elas se transformem em câncer.
Esse exame consiste na utilização de um tubo longo e flexível (colonoscópio), que é inserido no reto da pessoa. É importante dizer que o procedimento é feito sob sedação, dessa forma, o paciente não vê a realização do exame e não sente desconforto.
Na ponta desse tubo está acoplada uma pequena câmera de vídeo que permite que o médico visualize o interior de todo o cólon. Se necessário, pólipos ou outros tipos de tecido anormal podem ser removidos através do endoscópio durante a colonoscopia.
Quais os sintomas do câncer de intestino?
O câncer de intestino pode apresentar uma variedade de sintomas, mas geralmente eles se apresentam em fases mais avançadas. Veja os principais:
- Mudanças no hábito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre
- Sangue nas fezes ou sangramento retal
- Dor abdominal persistente ou cólicas intestinais
- Perda de peso inexplicável
- Sensação de cansaço ou fraqueza constante