Mulher viraliza com leite materno rosa; entenda o fenômeno
A coloração, que impressionou usuários no TikTok, tem uma explicação simples
A jovem Jo Johnson Overby, que é mãe de primeira viagem, viralizou no TikTok depois de publicar um vídeo em que mostra seu leite recém-extraído na cor rosa.
“Ninguém me disse que quando eu tivesse um bebê, se eu escolhesse amamentar, meu leite viria em uma variedade de cores”, disse no vídeo que já soma mais de 14 milhões de comentários.
A jovem explicou o motivo da coloração diferente da esperada. “É sangue. Mas o bebê pode beber”, disse.
- Queda de cabelo? A culpa pode estar nessa dieta muito utilizada
- Entenda o que te coloca em risco de desenvolver demência
- Shopping Frei Caneca trabalha a criatividade das crianças nas férias em oficinas temáticas
- Saldão de Verão: smartwatch Samsung, Amazfit, Xiaomi e Huawei estão com até 40% OFF
Uma usuária da plataforma agradeceu a jovem por publicar o conteúdo. “TikTok está realmente me educando mais do que qualquer pessoa, então, de mulher para mulher, obrigado por este conteúdo.”
Por que o leite materno fica rosa?
Embora não tão comum, o leite com coloração rosa pode acontecer com qualquer mãe e, na maioria das vezes, não é algo preocupante. Muitas vezes, é um sinal de sangramento nos mamilos, como foi o caso de Johnson Overby após o uso de uma bombinha para extração.
Nesse caso, a coloração vai voltando ao normal à medida que mais leite flui dos seios.
A tonalidade do leite materno também pode mudar em razão de um crescimento benigno no duto de leite (conhecido como papiloma intraductal) ou do aumento do fluxo sanguíneo para os seios, condição conhecida como síndrome do tubo enferrujado, o que pode causar uma coloração amarronzada.
Quando é um sinal preocupante?
A coloração rosada do leite também pode indicar mastite (inflamação aguda dos tecidos da mama, que pode vir acompanhada de infecção bacteriana) ou até câncer de mama. Nesses casos, a coloração não tende a clarear com o passar dos dias.
Outra condição mais séria que pode alterar a cor do leite é a presença de Serratia marcescens, bactéria associada a várias doenças e até à morte. Essa condição, no entanto, é mais comumente observada em ambientes de terapia intensiva.