Leite materno verde após covid: o que explica isso?
Influenciadora relatou o ocorrido quatro dias após ter sido diagnosticada com a doença
Uma foto tirada por Anna Cortez, uma mexicana de 23 anos, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A imagem mostra que a coloração de seu leite materno ficou verde depois que ela e seu bebê foram contaminados pela covid-19.
A foto, que foi compartilhada por várias organizações de apoio ao aleitamento materno, mostra duas amostras de leite materno: uma com a cor branca, extraída antes de a mãe ter sido infectada, e outra, de coloração esverdeada, após ela ter testado positivo para a doença.
A chamou atenção e despertou muita curiosidade. Afinal, é normal o leite mudar de cor quando a lactante contrai a infecção?
Ao publicar em seu Istagram, a mãe e CEO da organização de pais australiana Tiny Hearts Education, Nikki Jurcutz, explicou que sim, é perfeitamente normal.
“Pode parecer um pouco nojento, mas essa incrível mudança de cor são os anticorpos no leite dessa mamãe fazendo o que querem! E fazendo certo”, escreveu.
“Quando estamos amamentando, nossos corpos estão constantemente fazendo o que é como uma varredura de corpo inteiro do nosso corpo e do nosso bebê para criar perfeitamente o leite materno para a saúde ideal do nosso pequeno, bem como a recuperação de doenças. “É muito alucinante quando você pensa sobre isso!”
Em entrevista ao jornal inglês Mirror, Anna Cortez disse que recebeu a mesma explicação da pediatra e que isso pode acontecer quando a mãe fica doente ou quando o bebê fica com um resfriado ou vírus estomacal.
“A razão pela qual a cor foi tão perceptível neste caso é porque o vírus é muito forte. Ela [a pediatra] me falou para continuar amamentando minha filha, porque se ela ficar doente o leite materno irá ajudar na recuperação”, contou.