Últimas notícias:
Loading...

Lente de contato reutilizável aumenta em 4 vezes risco de infecção perigosa

Esse tipo de lente pode provocar ceratite por Acanthamoeba, que inflama a superfície do olho e pode comprometer a visão

Pessoas que usam lente de contato reutilizável ​​são quase quatro vezes mais propensas a desenvolver uma infecção ocular rara que pode levar à cegueira, segundo um estudo.

Os cientistas britânicos por trás da pesquisa também alertaram que o uso de lentes no chuveiro, piscinas e durante o sono também aumenta o risco.

Lente de contato reutilizável aumenta em 4 vezes risco de infecção perigosa
Créditos: reproduçao/CDC
Lente de contato reutilizável aumenta em 4 vezes risco de infecção perigosa

No estudo, eles analisaram mais de 200 usuários ​​de lentes de contato que foram às clínicas com uma infecção ocular ou outra doença. Eles descobriram que a ceratite por Acanthamoeba, que inflama a superfície do olho e pode levar à cegueira, era muito mais comum entre pessoas que faziam uso de lente de contato reutilizável.

A infecção é desencadeada quando os micro-organismos entram nas lentes de contato por meio de uma solução contaminada ou mãos sujas e, em seguida, entram no olho através de lágrimas.

Entre os sintomas da infecção estão dor nos olhos, vermelhidão, visão turva, aspecto turvo aos olhos e, em casos graves, podem algumas pessoas podem acabar perdendo a visão. O tratamento inclui antissépticos que devem ser colocados diretamente na superfície do olho.

“Estudos anteriores ligaram a ceratite por Acanthamoeba (AK) ao uso de lentes de contato em banheiras de hidromassagem, piscinas ou lagos, e aqui adicionamos chuveiros a essa lista, sublinhando que a exposição a qualquer água ao usar lentes deve ser evitada”, disse um dos autores do estudo, John Dart, oftalmologista do Moorfields Eye Hospital em Londres.

Sobre como reduzir o risco, eles disseram que as lentes não devem ser usadas durante a noite e deve-se ter cuidado para não contaminar da solução em que as lentes ficam armazenadas.