Luciano Szafir passa por nova cirurgia; entenda o procedimento
De acordo com a assessoria de Szafir, a cirurgia durou cerca de uma hora e meia e teve "sucesso absoluto"
Com um processo de artrose acelerada, o ator e apresentador Luciano Szafir precisou passar por uma cirurgia de quadril na quarta-feira, 2, em São Paulo.
O artista foi submetido a uma artroplastia total do quadril, que consiste em retirar a superfície gasta e substituí-la por uma prótese.
De acordo com a assessoria de Szafir, a cirurgia durou cerca de uma hora e meia e teve “sucesso absoluto”. Os médicos informaram que ele deve receber alta já na sexta-feira.
Artrose
A artrose, também chamada de osteoartrite, se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular (juntas) e por alterações ósseas.
As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. Mas pode afetar ainda mãos, pés, punhos e tornozelos. Além de causar dor, ela pode limitar os movimentos nas articulações.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença aumenta com o passar dos anos, sendo mais frequente após os 60, principalmente em mulheres.
Os atletas de elite estão em alto risco de desenvolvimento posterior de artrose nas juntas que recebem carga.
Sinais de artrose
Entre os sinais e sintomas mais comuns estão:
- Inchaço nas articulações
- Limitação de movimento e queimação em alguns pontos
- Dores no início do movimento
- Estalidos (quando o problema é no joelho)
- Rigidez e limitação nos movimentos articulares
Artroplastia total do quadril
Quando o quadril é afetado pela artrose, essa parte do corpo fica enrijecida fazendo com que a pessoa tenha dificuldades na realização de tarefas simples, como colocar e tirar calçados e meias. Pode haver desconforto mesmo durante o repouso.
Quando os medicamentos não são capazes de tratar os sintomas, a cirurgia, como a feita em Luciano Szafir, pode ser uma opção. O procedimento ajuda a aliviar as dores e melhorar os movimentos.
Na cirurgia, o médico retira o osso e a cartilagem lesionados e coloca no lugar uma prótese. Após o procedimento, a recomendação é que o paciente evite atividades de alto impacto, como corridas e pulos.
Por outro lado, caminhadas e atividades leves são importantes para a recuperação. A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia total de quadril começa a ficar de pé e a andar com a ajuda de aparelhos e de um fisioterapeuta no dia seguinte à cirurgia. Em alguns casos, os pacientes começam a ficar de pé e andar no próprio dia da cirurgia.
Os exercícios de fisioterapia ajudam a fortalecer o quadril e restaurar os movimentos.