Macaco do Zoológico de SP é diagnosticado com febre amarela

Prefeitura e governo do Estado orientam que apenas pessoas imunizadas frequentem o Zoológico e o Jardim Botânico

Macaco do Zoológico de São Paulo é diagnosticado com febre amarela
Créditos: Alberto Chagas / iStock
Macaco do Zoológico de São Paulo é diagnosticado com febre amarela

Na noite desta sexta-feira, 8, um macaco foi diagnosticado com febre amarela no Zoológico de São Paulo, o que fez com que prefeitura e governo do Estado orientassem a população de que apenas pessoas imunizadas frequentem o Zoológico e o Jardim Botânico. De acordo com informações dadas pelas autoridades ao G1, o animal está vivo, isolado e sob monitoramento.

A gestão municipal deu início a uma força tarefa logo após ter conhecimento do diagnóstico do macaco. O objetivo é vacinar os visitantes e a população que reside no entorno da região, nos bairros do Cursino, Jabaquara e Sacomã, onde a cobertura vacinal da febre amarela é de 60%, neste momento.

A prefeitura fará a vacinação por meio de postos volantes e casa a casa num raio de 300 metros em torno do ponto turístico, distância estimada de alcance do voo do vetor – a febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos Sabethes ou Haemagogus.

Tudo o que você precisa saber sobre a febre amarela

Com a possibilidade de um novo surto de febre amarela, é importante estar atento aos sinais da doença e, principalmente, na forma como você se previne dela. Para isso, dê uma lida neste conteúdo: