Últimas notícias:
Loading...

Macela: planta calmante, antisséptica, digestiva e antioxidante

A macela fez parte da infância de muita gente, como recheio de travesseiros, almofadas, colchões e bonecas de pano
A macela fez parte da infância de muita gente, como recheio de travesseiros, almofadas, colchões e bonecas de pano

A macela, uma planta da biodiversidade brasileira de uso medicinal e cosmético, é amplamente utilizada em chás caseiros e como enchimento de travesseiros. Ela tem efeito relaxante e seu chá – se for feito um extrato das mesmas flores – funciona como sedativo, amenizando cólicas menstruais e espasmos da barriga ou mesmo dores de parto.

Das folhas e dos ramos se obtém um chá amargo, considerado digestivo e auxiliar no controle de diarreias. E uma versão de extrato seco teve efeito contra o vírus de herpes (Herpes simplex ou HSV1), em um estudo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pela pesquisadora Valquíria Linck Bassani.

Em formulações cosméticas, a macela é utilizada por sua ação clareadora, iluminadora e fortalecedora, em xampus; anti-inflamatória e calmante, em tônicos capilares, e antioxidante, em cremes para a pele. Tais indicações constam da revisão de literatura feita por quatro pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com base em publicações de congressos e simpósios brasileiros sobre plantas medicinais e aromáticas: L. E. S. BarataA. A. J. Alencar e M. Tascone, do Instituto de Química, e J. Tamashiro, do Instituto de Biologia.

Mas você saberia reconhecer esta planta brasileira, cheia de utilidades. Descubra aqui como, na reportagem completa de Liana John.

Leia também: