Mãe descobre câncer de mama ao tentar amamentar bebê

Maria Cláudia investigou sintomas da doença quando ainda estava grávida, mas os exames não deram nada

Por: Redação Comunicar erro

Maria Cláudia Portes, de 37 anos de idade, passou por um momento turbulento na reta final da gestação de seu filho, Rafael, hoje com 1 ano de idade, e resolveu contar sobre sua história de vida para conscientização do Outubro Rosa.

mãe descobre câncer amamentando
Crédito: SolStock/iStockMãe descobriu câncer após não conseguir amamentar o filho recém-nascido

Diagnosticada com câncer de mama, a mãe contou que começou a sentir um incômodo em um dos seios – dor e inchaço – e, aos sete meses de gravidez, o obstetra a encaminhou para um mastologista. Maria Cláudia fez um ultrassom que não acusou nenhum problema.

Porém, depois da chegada de Rafael, a mãe não conseguia amamenta-lo. “Eu simplesmente não conseguia. Não tinha prazer. Só sentia dor. Tentei de tudo o que me falaram, massageava o peito, fazia compressa, ordenhava, colocava folha de repolho… Até que, um dia, admiti que tinha me cansado”, declarou à revista “Crescer”.

Câncer de mama: saiba como fazer o autoexame

Em conversa com algumas amigas, Maria foi orientada a procurar uma consultora de amamentação e tentar uma terapia com laser. “Na consulta, ela percebeu que havia uma alteração nos ductos mamários e que, por isso, o seio direito estava inchado. Fui à mastologista de novo e aí, quando Rafael estava com 28 dias, recebi o diagnóstico: eu tinha câncer de mama”, lembrou.

A mãe passou a sentir um mix de sensações: alívio por saber o motivo por não conseguir amamentar e o medo de morrer com o filho recém-nascido.

Neste período, Maria Cláudia começou a escrever cartas sobre seus sentimentos, com a intenção de entregar para o filho ler quando for mais velho. Atualmente, o projeto virou o “Cartas para Rafael”, que ela mantém nas redes sociais.

Após o tratamento do câncer encaminhado, a mãe foi diagnosticada com a doença na mama esquerda. Ela, então, precisou fazer a mastectomia da outra mama, que foi enviada para biópsia.

Agora, Maria fará até seis meses de quimioterapia, antes de realizar novos exames e programar a reconstrução dos dois seios.

De acordo com a publicação, o câncer de mama associado à gestação é definido pelo aparecimento da doença durante a gravidez ou até um ano após o parto, e é o segundo tipo de tumor maligno mais diagnosticado em grávidas.

Leia a matéria completa no link.

AUTOEXAME

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com o Grupo de Estudos do Câncer de Mama (GBCAM), cerca de 52 mil novos casos de tumor de mama são diagnosticados por ano. Só neste ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 60 mil mulheres serão acometidas com a doença e, aproximadamente, 13 mil pacientes morrerão.

A doença, no entanto, tem muitas chances de cura, quando detectada em fases iniciais. A realização do autoexame pode ser feito a partir dos 20 anos de idade, mas é importante dizer, no entanto, que a palpação das mamas não substitui a necessidade da mamografia em mulheres com idade acima dos 40 anos. E isso tem uma explicação simples. Enquanto a palpação é capaz de detectar nódulos de 3 cm, o que é considerado um tumor grande, a mamografia consegue identificar nódulos menores, abaixo de 1 cm, que não possuem tamanho suficiente para serem percebidos no toque.

Mas, então, qual a razão de fazer o autoexame? Confira os detalhes AQUI.

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …