Mãe faz alerta para condição grave decorrente de sinusite
Menino ficou internado durante 8 dias tomando antibiótico após contrair celulite facial
Uma página sobre maternidade no Facebook publicou um alerta de uma mãe sobre uma condição grave que atingiu seu filho. O garotinho Asafe contraiu uma bactéria proveniente da sinusite, que deixa a região dos olhos inchada e, se não tratada, pode causar cegueira e até meningite.
De acordo com o relato, Asafe já havia operado o canal lacrimal quando amanheceu com um dos olhos inchados. A mãe correu com o menino para o oftalmologista, que orientou internação às pressas.
No hospital, a mulher soube que se tratava de uma infecção chamada celulite orbital, que pode ser decorrente de outras doenças, como a sinusite. “O médico nos falou que era proveniente, na maioria das vezes, de uma bactéria transmitida pela sinusite, isso mesmo sinusite. A criança coça o nariz e depois coça o olho, e assim, a criança leva a bactéria do nariz para os olhos”, contou a mulher.
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Tremor nos olhos: sinal de alerta sério ou inofensivo? Entenda o que está por trás disso
- Estudo alerta que bactéria comum pode aumentar o risco de uma pessoa ter Alzheimer
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
O que é a celulite orbital
A celulite orbital ou orbitrária é uma infecção grave da cavidade óssea em que o globo ocular está localizado, o que é chamado de órbita.
A celulite orbital afeta não apenas o olho, mas também as pálpebras, sobrancelhas e bochechas. Isso faz com que o globo ocular tenha uma aparência inflamada. Se a infecção não for tratada, pode levar à cegueira.
A maioria dos casos, cerca de 90%, ocorre como decorrência de uma sinusite não tratada corretamente. Além da sinusite, a bactéria pode ter como portas de entrada acnes, micose, amigdalite e infecções dentárias.
Sintomas da celulite orbital
Os sintomas da celulite orbitária incluem:
- Olho vermelho
- Olho saliente
- Dor ao movimentar os olhos
- Sensibilidade ou tecidos quentes ao redor do olho
- Pálpebras inflamadas
- Febre
- Dor de cabeça
- Gotejamento nasal
- Visão dupla
O diagnóstico pode ser feito a partir da avaliação de um médico, mas para saber a causa da infecção é realizada tomografia computadorizada ou imagem por ressonância magnética. O médico também pode retirar amostras de sangue e dos seios nasais.
As amostras são levadas para cultura (para que os micro-organismos se desenvolvam) e assim determinar qual bactéria está causando a infecção, quais áreas estão infectadas e quais antibióticos devem ser usados.