Magnésio para pressão arterial funciona?
Vários estudos apontam para uma relação benéfica, mas alguns resultados são inconclusivos
O magnésio desempenha um papel importante em muitos aspectos da saúde, incluindo a função cardíaca. O mineral relaxa os vasos sanguíneos, o que pode combater alguns dos fatores que levam à pressão alta.
Como explica a American Heart Association, a pressão alta (também conhecida como hipertensão ) que não é detectada ou controlada aumenta o risco de uma série de problemas sérios, incluindo doenças cardíacas, ataque cardíaco, derrame, doença renal e perda de visão.
Pesquisas sobre magnésio e pressão arterial
Existem algumas pesquisas sobre a relação entre magnésio e pressão alta. Embora os resultados permaneçam inconsistentes, alguns estudos mostram uma melhora na pressão arterial após a suplementação do mineral.
- 5 motivos que levaram Bruno Gagliasso e Gio Ewbank a Praia do Marceneiro
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
Os pesquisadores não sabem o mecanismo exato por trás disso, mas existem algumas teorias.
Um estudo, publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, sugere que suplementos de magnésio podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Isso se dá por ele aumentar a produção de óxido nítrico, uma molécula de sinalização que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.
O magnésio também atua como um bloqueador natural dos canais de cálcio. Isso significa que ele impede que o cálcio entre nas células do coração e das artérias.
Como o cálcio faz com que o coração e as artérias se contraiam com mais força, bloqueá-lo permite que os vasos sanguíneos relaxem e permaneçam abertos, de acordo com a Cleveland Clinic.
Uma revisão de pesquisas, publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que tomar 365 miligramas (mg) a 450 mg de magnésio suplementar por dia por uma média de três a quatro meses levou a uma redução na pressão arterial em pessoas com resistência à insulina, pré-diabetes e outras condições crônicas.
Os autores desta revisão sugerem que o magnésio pode melhorar a pressão arterial, seja reduzindo-a diretamente ou ajudando a controlar condições crônicas que estão ligadas a uma predisposição à pressão alta.
Magnésio sozinho não é a solução
Apesar dessas descobertas positivas da ciência, em geral, os impactos do magnésio na pressão arterial são modestos.
Para alguém com pressão arterial significativamente alta, o impacto do magnésio pode ser insuficiente.
As descobertas também podem ser mais aplicáveis àqueles que já têm uma deficiência de magnésio na dieta, em vez daqueles com uma ingestão normal de magnésio.
Além disso, não está totalmente claro qual dose de magnésio tomar para impactar a pressão arterial. Nos ensaios, as doses diárias variam de 270 mg até 1000 mg.