Mais três pacientes farão terapia anticâncer testada por aposentado

Tratamento que provocou a remissão de tumores de brasileiro é a nova esperança no combate a um tipo de linfoma avançado

Por: Redação

A terapia genética anticâncer testada com sucesso em um aposentado em estado terminal em Ribeirão Preto, SP, será aplicada em mais três pacientes com o mesmo tipo de doença, um linfoma avançado tipo não-Hodgkin. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

O tratamento é feito a partir das células de defesa do próprio paciente. No caso do aposentado Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, a técnica surtiu efeito em menos 2o dias. Após a realização de uma bateria de exames, os médicos do Centro de Terapia Celular (CTC-Fapesp-USP) comprovaram que os tumores haviam diminuído.

exames antes e depois câncer
Crédito: Reprodução/TVExames mostram a remissão do câncer em paciente brasileiro

Chamado de CART-Cell, o método já é utilizado nos Estados Unidos e na Europa, porém a técnica utilizada nesse primeiro teste em Ribeirão Preto foi totalmente desenvolvida no Brasil. A esperança dos pesquisadores é que essa alternativa possa ser aprovada e oferecida futuramente pelo SUS.

“Precisamos acelerar os processos. É estratégico para o País olhar para este cenário e tomar uma decisão: vamos transformar em produto, começar um estudo clínico, combinar com as agências reguladoras”, afirmou hematologista Dimas Tadeu Covas, coordenador do CTC, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

paciente ao lado de médicos no hospital
Crédito: Divulgação/HCFMRPPaciente em estado terminal recebeu alta após ser submetido a tratamento inédito no Brasil

De acordo com o médico, as três pessoas que serão submetidas ao tratamento já estão em preparação, na fase da coleta e modificação das células. A ideia, segundo ele, é testar a terapia em dez pacientes nos próximos seis meses.

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …