Mulher conta como mamilo ficou preto e caiu enquanto amamentava

A condição assustadora é conhecida como vasoespasmo de mamilo e necrose

19/10/2022 10:11

O relato de uma mulher sobre sua experiência traumática com a amamentação viralizou no TikTok. Identificada apenas como Brooke, ela conta que tinha 15 anos quando deu à luz e estava tentando alimentar seu bebê quando observou que seu mamilo estava preto.

“Percebi que a pega não estava tão boa, meu mamilo começou a ficar preto na base e branco na ponta. Isso é um sinal de fluxo sanguíneo ruim, e não há sangue chegando ao mamilo,” explicou.

Mulher conta como mamilo ficou preto e caiu enquanto amamentava
Mulher conta como mamilo ficou preto e caiu enquanto amamentava - reprodução/TikTok/Brookesobasic

“Eu peguei meu bebê, ele estava mamando, e parou. Estava olhando para baixo, e ele estava meio engasgado. Meu mamilo se desprendeu e estava na boca dele. Comecei a entrar em pânico e enlouquecer”, continuou ela.

Brooke contou que ela, sua irmã e sua mãe pegaram o mamilo, enxaguaram e o colocaram de volta no lugar com um curativo. Ela acrescentou que recebeu a informação de uma enfermeira de que o mamilo poderia se restabelecer sozinho se houvesse fluxo sanguíneo suficiente.

Após a situação, Brooke disse que foi a última vez que ela amamentou seu primeiro bebê. Porém, ela não teve problemas com os seus outros três filhos. O vídeo com esse relato traumatizante sobre amamentação teve mais de 591.000 visualizações no TikTok.

Vasoespasmo de mamilo

O que aconteceu com Brooke é uma condição de saúde conhecida como vasoespasmo do mamilo, também conhecido como fenômeno de Raynaud (FRy), condição não tão rara, que acomete cerca de 3,5 a 15% das lactantes, porém pouco falada.

A condição ocorre quando os vasos sanguíneos que suprem o mamilo entram em espasmo após a mamada, reduzindo assim o fluxo sanguíneo.

Geralmente, o mamilo pode sofrer alterações de coloração e a mãe pode sentir dor ou algum desconforto.

Mulheres que têm má circulação são mais propensos a sofrer dessa condição. Fumantes também são mais propensas a experimentar vasoespasmos, pois a nicotina contrai os vasos sanguíneos.

No caso de Brooke, além do vasoespasmo, seu mamilo também sofreu necrose, que é a morte do tecido. Ela disse, no entanto, que não sentiu nenhuma dor, apesar do susto.

Existem muitas causas para o vasoespasmo, que podem incluir sucção exagerada do bebê para ingerir o leite, exposição ao frio ou algum trauma no mamilo.